Rio de Janeiro, 08 de Fevereiro de 2025

Presidente reformula comunicação, ao se reunir com Palmeira

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Segunda, 13 de Janeiro de 2025 às 19:25, por: CdB

Sidônio Palmeira chegou acompanhado do jornalista Laércio Portela, que substitui José Chrispiniano no cargo de Secretário de Comunicação Institucional da Presidência da República.

Por Redação – de Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, nesta manhã, o publicitário Sidônio Palmeira, que toma posse nesta terça-feira como ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom-PR). Palmeira substitui o atual ministro, Paulo Pimenta, que permaneceu no posto durante dois anos.

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Lula e Sidônio Palmeira iniciam um novo período na comunicação oficial do governo

Sidônio Palmeira chegou acompanhado do jornalista Laércio Portela, que substitui José Chrispiniano no cargo de Secretário de Comunicação Institucional da Presidência da República. Enquanto Palmeira define as principais estratégias da comunicação presidencial, com vistas à reeleição, em 2026, Portela terá a missão de aproximar o presidente Lula da imprensa brasileira. Uma das iniciativas propostas é que Lula fale com mais frequência e paute mídia sobre os principais temas da conjuntura política.

Um dos primeiros passos do novo ministro, segundo apurou o Correio do Brasil junto a fontes no Palácio do Planalto, será a promoção de um alinhamento da comunicação do governo, para que haja uma unicidade da mensagem a ser divulgada. Nesse sentido, Palmeira deverá reunir as assessorias de comunicação social dos ministérios e demais entes federativos. Uma vez empossado e após a próxima reunião ministerial, na semana que vem, sob a liderança do presidente Lula (PT), Palmeira pretende levar adiante o planejamento.

 

Experiência

A próxima fase visa fortalecer a integração entre as diversas pastas para garantir que as estratégias de comunicação estejam alinhadas com as prioridades e diretrizes do governo. O movimento surge em resposta às recentes críticas sobre falhas na comunicação governamental, especialmente após o anúncio das medidas de contenção de gastos feito pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), no final de novembro.

Ao fazer o anúncio de sua nomeação, Sidônio Palmeira destacou a importância de uma comunicação integrada: “a comunicação não é somente aqui na Secom, comunicação do governo é do governo como um todo, porque ele tem a política, a gestão e a comunicação. Esses três entes são interligados, são transversais e é importante que isso aconteça”, adiantou.

Como marqueteiro da campanha de Lula em 2022, Palmeira reforçou sua compreensão sobre a necessidade de uma comunicação clara e coesa para sustentar as políticas públicas e responder às demandas da sociedade. A expectativa é que, com esse alinhamento, o governo consiga transmitir suas ações e propostas de forma mais eficaz, evitando ruídos e interpretações equivocadas.

 

Desempenho

Na prática, o novo ministro já vem influindo no discurso do presidente, a exemplo da videoconferência, nesta manhã, em que Lula participou da cerimônia em comemoração aos 164 anos da Caixa Econômica Federal (CEF). Durante a solenidade, Lula discursou em linha com as orientações do publicitário e destacou o desempenho positivo da economia brasileira nos últimos dois anos. O presidente afirmou que o crescimento tem sido acima das previsões do mercado e beneficia todas as camadas da população.

— Nossa economia cresce acima das previsões do mercado e cresce para todos. A geração de empregos bate recorde, a renda das famílias continua crescendo. Temos as menores taxas de pobreza e extrema pobreza da história ”— resumiu Lula.

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