Rio de Janeiro, 10 de Fevereiro de 2026

Chefe do TCP é morto durante ação policial na Zona Sudoeste

Thiago Pereira Barbosa, líder do TCP, foi morto em confronto com a polícia em Vargem Grande. A operação resultou na apreensão de armamentos e evidenciou sua periculosidade.

Terça, 10 de Fevereiro de 2026 às 12:43, por: CdB

Thiago Pereira Barbosa era acusado de coordenar o tráfico nas comunidades Pombo Sem Asa e Canal, em Vargem Grande.

Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro

O homem apontado pelas autoridades como um dos líderes do Terceiro Comando Puro (TCP) morreu em uma operação policial nesta terça-feira em Vargem Grande, Zona Sudoeste do Rio.

Chefe do TCP é morto durante ação policial na Zona Sudoeste | Líder do TCP é morto em operação da Draco
Líder do TCP é morto em operação da Draco

Thiago Pereira Barbosa, o TH, teria atirado contra os agentes ao ser abordado, dando início a um confronto, segundo a Polícia Civil. Os policiais apreenderam um fuzil no local.

A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco-IE) disse ter obtido a localização precisa do criminoso para fazer a abordagem com uma ação “técnica, planejada e baseada em dados qualificados”. Mas, de acordo com os investigadores, o criminoso reagiu.

Thiago chefiava o tráfico nas comunidades Pombo Sem Asa e Canal, em Vargem Grande, indicam as investigações. Ele tinha cerca de dez passagens policiais, incluindo registros por homicídio, tráfico e roubo de veículos.

“[Isso] evidencia seu elevado grau de periculosidade e a relevância de sua atuação no fortalecimento da organização criminosa na região”, diz um dos trechos da nota enviada pela Polícia Civil.

Milícia

O Ministério Público cumpriu, na manhã desta terça-feira, um mandado de prisão expedido pela Justiça contra Diego Luccas Pereira, o Playboy, apontado como o líder da milícia de Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio.

Ele foi detido quando estava no município de Iguaba Grande, na Região dos Lagos.

Playboy foi denunciado pelo crime de organização criminosa do tipo milícia, integrada por agentes das forças de segurança.

O miliciano foi alvo do desdobramento da Operação Naufrágio 2, deflagrada em setembro de 2024.

Oito criminosos foram presos na manhã desta terça-feira em uma operação na comunidade César Maia, em Vargem Pequena, Zona Sudoeste do Rio.

Ainda foram apreendidos dois fuzis, uma pistola e radiotransmissores. A operação, que conta com o auxílio de veículos blindados, ainda está em andamento.

A área, historicamente controlada pela milícia, agora está sob o domínio do Comando Vermelho (CV) após uma ofensiva em meio à expansão territorial da facção criminosa pelas favelas da capital fluminense.

Há três semanas, quatro criminosos morreram durante uma outra operação em conjunto entre a Polícia Civil e a PM na região.

Segundo as autoridades, os suspeitos atiraram nos agentes, dando início a um confronto. Na ocasião, foram apreendidos um fuzil e duas pistolas.

Edições digital e impressa