Rio de Janeiro, 09 de Fevereiro de 2026

Carnaval no Rio terá 26 mil agentes de segurança

Governo do Rio anuncia plano de segurança com 26 mil agentes para o Carnaval, após relatos de assaltos em blocos de rua e na Marquês de Sapucaí.

Segunda, 09 de Fevereiro de 2026 às 13:27, por: CdB

Anúncio ocorre após relatos de assaltos e arrastões registrados neste fim de semana em blocos de rua e no entorno da Marquês de Sapucaí.

Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro

A quatro dias do início oficial do Carnaval, o Governo do Rio apresentou, nesta segunda-feira, o plano de segurança para a folia, que começa na próxima sexta. O anúncio ocorre após relatos de assaltos e arrastões registrados neste fim de semana em blocos de rua e no entorno da Marquês de Sapucaí, durante os ensaios técnicos.

Carnaval no Rio terá 26 mil agentes de segurança | Mais de 26 mil policiais vão reforçar a segurança nos principais eventos de Carnaval
Mais de 26 mil policiais vão reforçar a segurança nos principais eventos de Carnaval

De acordo com o governo, cerca de 26 mil agentes atuarão em todo o estado ao longo do período carnavalesco. O esquema envolve policiais militares e civis, agentes do programa Segurança Presente e equipes do Corpo de Bombeiros.

O planejamento prevê a atuação integrada das forças de segurança e o uso de tecnologias de monitoramento. Entre os recursos anunciados estão drones, câmeras com reconhecimento facial e leitura de placas, além do emprego do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC Móvel), que será utilizado em áreas com grande concentração de público.

Atuações

As equipes atuarão nos principais eventos do Carnaval, como os desfiles na Marquês de Sapucaí, blocos de rua, megablocos, orla, estações de transporte coletivo e pontos turísticos. O esquema também será reforçado em cidades do interior e em regiões litorâneas, que costumam receber grande fluxo de turistas nesta época do ano.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, as imagens captadas pelos sistemas de monitoramento serão transmitidas em tempo real para os centros de controle, permitindo resposta rápida às ocorrências e melhor direcionamento das equipes em campo.

Regiões como Cinelândia, Lapa, Glória e Aterro do Flamengo concentram os maiores registros de violência, segundo relatos de foliões. O Carnaval 2026 no Rio de Janeiro ocorre entre os dias 13 e 18 de fevereiro, com eventos oficiais também no fim de semana do Desfile das Campeãs.

Edições digital e impressa