Caxias mantém nível máximo de alerta da Defesa Civil após alagamentos; Rio também permanece em estágio de atenção 2.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
Moradores de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, amanheceram ilhados nesta segunda-feira, em diversos bairros após a forte chuva que atingiu a região na noite deste domingo . Na capital, há previsão de precipitação ao longo desta segunda, com o município em estágio 2 de atenção, segundo o Centro de Operações Rio.

Na Baixada Fluminense, Duque de Caxias continua em estágio 4 — alerta severo — da Defesa Civil. A cidade registrou alagamentos em diversos pontos e segue sob risco de deslizamentos.
Em comunicado, o órgão orientou moradores a evitarem áreas de risco e, em caso de emergência, a buscarem os pontos de apoio disponibilizados no município.
Vídeos registrados por moradores mostram os bairros alagados e carros com dificuldade de circular pela região. Veja abaixo:
Temporal na capital
O fim de semana foi marcado por volumes elevados de chuva em todo o estado. Em diferentes regiões, os acumulados ultrapassaram 100 milímetros, com maior intensidade na Região Metropolitana e na Região Serrana.
Na capital, o Centro de Operações Rio informou registro de chuva moderada no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Sudoeste do Rio, entre 23h45 e 0h. No mesmo período, estações da Ilha do Governador, Urca, Saúde, Penha, Laranjeiras, São Cristóvão e Tijuca também registraram precipitação.
Em menos de dez dias, a cidade do Rio já superou a média histórica de chuva para fevereiro. De acordo com o Alerta Rio, o acumulado chegou a 158,5 mm, acima dos 118,3 mm esperados para o mês.
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) segue influenciando as condições do tempo até esta terça-feira. Com isso, o céu permanece predominantemente nublado, com chuva ao longo do dia.
Durante a manhã, os registros tendem a ser isolados, entre fracos e moderados, mas a instabilidade aumenta a partir da tarde, quando a chuva pode ganhar intensidade e alcançar mais áreas.