Rio de Janeiro, 21 de Novembro de 2024

Chambriard torna-se presidente da maior petroleira da América Latina

Arquivado em:
Sexta, 24 de Maio de 2024 às 19:16, por: CdB

Tratava-se tão somente de um rito legal, uma vez que a aprovação era líquida e certa. Quem indicou Chambriard foi o maior acionista, com maioria folgada no Conselho. O nome da executiva já havia sido aprovado esta semana no Comitê de Pessoas da estatal, que avaliou que a indicação preenchia “os requisitos necessários” previstos nas regras de governança da companhia.

Por Redação – do Rio de Janeiro

Em apenas cerca de uma hora, o Conselho de Administração da Petrobras aprovou a indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e deu posse, nesta sexta-feira, à engenheira Magda Chambriard como conselheira e nova presidente da petroleira. “Magda Chambriard tomou posse em ambos os cargos nesta data e passou a integrar o conselho imediatamente, não sendo necessária a convocação de assembleia de acionistas para esse fim”, disse a estatal, em comunicado aos acionistas.

magda-chambriard-posse.jpg
A engenheira Magda Chambriard assina o termo de posse na Presidência da Petrobras, nesta sexta-feira, após ter o nome aprovado no Conselho de Administração

Tratava-se tão somente de um rito legal, uma vez que a aprovação era líquida e certa. Quem indicou Chambriard foi o maior acionista, com maioria folgada no Conselho. O nome da executiva já havia sido aprovado esta semana no Comitê de Pessoas da estatal, que avaliou que a indicação preenchia “os requisitos necessários” previstos nas regras de governança da companhia e na legislação aplicável e está apta para ser apreciada pelo conselho de administração, sendo, portanto, elegível para ambos os cargos.

Mestre em Engenharia Química pela Coppe/UFRJ (1989) e engenheira civil pela UFRJ (1979), com especialização em Engenharia de Reservatórios e Avaliação de Formações e especialização em Produção de Petróleo e Gás, na hoje denominada Universidade Petrobras, Chambriard iniciou sua carreira na Petrobras em 1980, atuando sempre na área de Produção, onde acumulou conhecimentos sobre todas as áreas em produção, no país.

 

Estudos

A nova presidente da maior empresa petrolífera da América Latina assumiu a diretoria da Agência Nacional do Petróleo (ANP) em 2008 e a diretoria geral em 2012, tendo liderado a criação da Superintendência de Segurança e Meio Ambiente, Superintendência de Tecnologia da Informação, os trabalhos relativos aos estudos e elaboração dos contratos e editais, os estudos técnicos que culminaram na primeira licitação do pré-sal, além das licitações tradicionais sob regime de concessão.

“A Petrobras que a nova presidente, Magda Chambriard, encontra, ao tomar posse, é bem diferente da que o demitido Jean Paul Prates se deparou em janeiro de 2023. Não será preciso acabar com a política de preços de importação (PPI) e nem reduzir o nível dos dividendos, mas ela terá de entregar o que Prates não entregou, na avaliação do Planalto, como acelerar investimentos em grandes obras, ressuscitar a indústria naval brasileira e retornar aos setores de petroquímica e fertilizantes”, apurou o diário conservador paulistano O Estado de S. Paulo (OESP), em artigo publicado nesta sexta-feira.

Para executivos próximos a Chambriard, “o estilo firme demonstrado nos seus quatro anos à frente da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) será mais do que necessário para atender às expectativas do governo e provavelmente rever algumas decisões da gestão anterior”, resumiu o OESP.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo