A parada terá como foco principal o reabastecimento da unidade. Essa será a 21ª parada programada de Angra 2 —as interrupções ocorreram normalmente a cada 13 meses.
Por Redação – de Angra dos Reis (RJ)
A usina nuclear de Angra 2 fará uma parada programada de aproximadamente 50 dias a partir de 16 de janeiro, informou a Eletronuclear nesta segunda-feira.

A parada terá como foco principal o reabastecimento da unidade. Essa será a 21ª parada programada de Angra 2 —as interrupções ocorreram normalmente a cada 13 meses. A pausa vai envolver também um amplo conjunto de manutenções e inspeções preventivas em diversos equipamentos, além de modernizações, fundamentais para a segurança e a confiabilidade da operação da usina.
A medida foi comunicada previamente ao ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), de forma a facilitar o planejamento e o despacho de outras usinas para garantir o abastecimento de energia elétrica no país.
Elementos
Para a execução dessas tarefas, cerca de 1.200 profissionais serão mobilizados, sendo aproximadamente 1.090 trabalhadoresbrasileiros e 110 estrangeiros. A parada ocorre em regime contínuo, 24 horas por dia, com equipes organizadas em turnos de 12 horas, assegurando a continuidade dos trabalhos, o cumprimento dos prazos e, sobretudo, a segurança dos trabalhadores e da instalação.
Durante o período, será realizada a substituição de 56 elementos combustíveis, o que corresponde a aproximadamente 30% do núcleo do reator. Além disso, estão planejadas cerca de 5 mil atividades de manutenção e testes.
Os serviços preparatórios já estão em andamento, incluindo a montagem do canteiro de apoio, com instalação de contêineres, oficinas e sistemas elétricos provisórios, garantindo a infraestrutura necessária para a execução da parada.