Rio de Janeiro, 08 de Janeiro de 2026

Copacabana e Leme continuam sem energia após furto de cabos

Moradores de Copacabana e Leme enfrentam apagão devido ao furto de cabos. Light trabalha na reposição da rede elétrica.

Segunda, 05 de Janeiro de 2026 às 12:49, por: CdB

A Light diz que apagão foi causado por sobrecarga na rede. Concessionária informa.

Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro

Um furto de cabos ocorrido há quase 48 horas ainda deixa moradores sem luz nesta segunda-feira em Copacabana e no Leme, na Zona Sul do Rio.

Copacabana e Leme continuam sem energia após furto de cabos | Light repara rede após furto que deixou Copa e Leme no escuro
Light repara rede após furto que deixou Copa e Leme no escuro

A Light atribui o apagão à sobrecarga na rede em decorrência dos furtos. A concessionária responsável pelo serviço de energia elétrica agora faz a reposição de cerca de 3 km de cabos subterrâneos.

Segundo a Light, o fornecimento de energia já está sendo restabelecido em regiões com “danos severos à rede elétrica”. E cita um “trabalho complexo de reposição e reforço da infraestrutura”.

“O furto de cabos gera grandes prejuízos à população, compromete o funcionamento do sistema elétrico e demanda intervenções técnicas detalhadas para garantir a segurança e a confiabilidade da rede”, conclui a nota da concessionária.

Idoso morre eletrocutado ao podar árvore na Freguesia

Um homem de aproximadamente 70 anos morreu na tarde de domingo após sofrer uma descarga elétrica enquanto tentava podar uma árvore na Rua Firmino do Amaral, na Freguesia, bairro de Jacarepaguá, na Zona Sudoeste do Rio de Janeiro.

Segundo relatos de moradores, a vítima realizava a poda por conta própria quando acabou encostando em fiação elétrica, sendo eletrocutada. O homem morreu no local, antes da chegada do socorro.

Uma câmera de segurança da região registrou o momento do acidente, mostrando a queda imediata da vítima após o choque elétrico.

Câmeras registraram o acidente

As imagens captadas por um equipamento de monitoramento mostram o instante em que o homem cai logo após receber a descarga elétrica, evidenciando a gravidade do impacto.

O acidente ocorreu por volta das 12h15. O quartel do Corpo de Bombeiros de Jacarepaguá chegou a ser acionado, mas, ao chegar ao endereço, a vítima já estava sem vida.

O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) do Centro do Rio para os procedimentos legais.

Moradores cobram manutenção do poder público

Moradores da Rua Firmino do Amaral afirmam que a árvore envolvida no acidente estava há anos sem poda regular realizada pelo poder público, o que teria levado o idoso a tentar fazer o serviço por conta própria.

Eles cobram maior atenção das autoridades para a manutenção preventiva de árvores próximas à rede elétrica, a fim de evitar novos acidentes semelhantes na região.

Edições digital e impressa