Rio de Janeiro, 13 de Junho de 2025

Celulares passam por perícia em investigação de fraudes no INSS

Operação investiga fraudes no INSS com celulares apreendidos. Vínculos entre servidores e advogados são analisados. Saiba mais!

Segunda, 28 de Abril de 2025 às 14:08, por: CdB

A operação, que apura concessões irregulares de benefícios previdenciários, já identificou possíveis vínculos entre servidores e advogados.

Por Redação, com ACS – de Brasília

A Polícia Federal iniciou, nesta segunda-feira, a perícia dos celulares apreendidos na investigação sobre fraudes no INSS. A operação, que apura concessões irregulares de benefícios previdenciários, já identificou possíveis vínculos entre servidores e advogados.

Celulares passam por perícia em investigação de fraudes no INSS | PF pericia celulares em investigação de fraudes no INSS
PF pericia celulares em investigação de fraudes no INSS

Entre os materiais analisados estão dados que podem comprovar o esquema criminoso. Parte dos servidores investigados já foi afastada. A investigação é conduzida com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU).

Em entrevista coletiva concedida na última quarta-feira, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, informou que doze inquéritos foram abertos para investigar as fraudes. As informações que serão extraídas dos celulares são consideradas importantes para continuidade das investigações.

Fraude em agências da Caixa em BH

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Segurança da Caixa Econômica Federal (CEF) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), prendeu em flagrante, no domingo, três pessoas suspeitas de praticar furto mediante fraude em duas agências da CEF na capital mineira.

Segundo as investigações, o grupo instalava dispositivos nos caixas eletrônicos para reter cartões ou envelopes de depósito dos clientes, facilitando o acesso indevido a dados bancários e possibilitando a subtração de valores das contas das vítimas. Esse tipo de fraude, conhecido “grampo retentor”, tem sido recorrente em diversas cidades do país e se caracteriza pelo uso de equipamentos que impedem a conclusão das operações bancárias, levando os clientes a acreditar que houve falha no terminal.

Após a prisão, os suspeitos foram encaminhados à Polícia Federal para lavratura do flagrante e, posteriormente, transferidos ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça. Os envolvidos poderão responder pelos crimes de furto qualificado mediante fraude, associação criminosa e outros delitos relacionados.

A operação reforça o trabalho integrado das forças de segurança no combate a crimes contra instituições financeiras e destaca a importância da colaboração entre órgãos públicos e entidades bancárias para prevenir e reprimir fraudes que afetam clientes e o patrimônio público.

Operação Nidaid Isquim

A Polícia Federal, o Ibama e a Frente de Proteção Etnoambiental Vale do Javari da Funai realizaram nesses dias a Operação Nidaid Isquim, no Rio Jandiatuba e adjacentes, dentro do Vale do Javari, região situada no extremo oeste do Amazonas, com foco no combate ao garimpo ilegal, que ameaça comunidades indígenas isoladas, ribeirinhas e ecossistemas únicos da Amazônia.

Durante os primeiros dias de ação, já foram inutilizadas 16 dragas e maquinários de garimpo. A Polícia Federal também promoveu diligências para colheita de elementos de inteligência, que subsidiarão futuras ações visando identificar os líderes e financiadores da atividade ilícita, bem como suas conexões com o crime organizado.

O Vale do Javari é a segunda maior terra indígena do Brasil, com cerca de 8,5 milhões de hectares, e concentra a maior população de indígenas isolados do mundo. Atualmente, há 9 referências confirmadas de grupos isolados e outras cinco em estudo, além de aproximadamente 7 mil indígenas de etnias como os Matis, Matsés, Mayoruna, Marubo, Kanamary, Kulina Pano, Korubo e Tshom Dyapa. O garimpo ilegal, ao avançar sobre esse território, coloca essas populações em risco de contaminação por mercúrio e enseja prejuízos culturais.

O local da deflagração da Operação Nindaid Isquim é a segunda maior terra indígena do Brasil, e concentra a maior população de indígenas isolados do mundo. 

Edições digital e impressa