O ataque causou um incêndio que já havia sido apagado, afirmou o ministro do Interior. Nuvens de fumaça preta saindo do prédio destruído podiam ser vistas em imagens e vídeos postados pelas autoridades.
Por Redação, com Reuters – de Kiev
Um ataque de míssil russo atingiu um supermercado na cidade ucraniana de Kostiantynivka, na região de Donetsk, na linha de frente da guerra, nesta sexta-feira, matando ao menos 10 pessoas e ferindo outras 35, disseram autoridades ucranianas.
O ataque causou um incêndio que já havia sido apagado, afirmou o ministro do Interior. Nuvens de fumaça preta saindo do prédio destruído podiam ser vistas em imagens e vídeos postados pelas autoridades.
– Os terroristas russos atingiram um supermercado comum e uma agência dos correios. Há pessoas sob os escombros – disse o presidente Volodymyr Zelensky no X.
Os serviços de emergência continuavam trabalhando nos escombros em busca de sobreviventes, acrescentou.
O governador regional Vadym Filashkin disse inicialmente que a Rússia usou artilharia, mas depois declarou que o ataque foi feito por um míssil ar-superfície X-38.
A Nova Poshta, maior empresa privada de correios da Ucrânia, disse que seu escritório de cargas no supermercado foi danificado no ataque.
– Todos os nossos funcionários estão vivos. Um colega sofreu uma concussão, ele está recebendo toda a ajuda necessária – afirmou a empresa no X.
Ataque
Casas residenciais, lojas e mais de uma dezena de carros também foram danificados no ataque, de acordo com a postagem do ministro do Interior no Telegram.
Kostiantynivka fica a apenas 13 quilômetros da linha de combate ativa no leste da Ucrânia. Partes da região de Donetsk, controladas por Kiev, são regularmente atacadas por bombardeios e ataques aéreos russos.
A região é uma das áreas mais intensas de combate, no momento em que a Rússia tem como alvo áreas na direção do centro logístico estratégico do leste de Pokrovsk.
Em outro local, a Rússia acusou a Ucrânia esta semana de lançar um ataque transfronteiriço na região russa de Kursk. Os militares de Kiev ainda não comentaram sobre essa operação.