A largada, prevista para acontecer na tarde deste sábado, foi atrasada em decorrência da chuva torrencial que atingia o circuito. A programação previa o início da prova às 12h, no horário de Brasília, mas foi adiada em duas oportunidades devido às condições da pista.
Por Redação, com agências internacionais - de Spa-Francorchamps - Bélgica
Correndo em casa mas sob bandeira holandesa, o piloto belga Max Verstappen venceu a corrida sprint deste sábado, na prova que começou com 30 minutos de atraso devido à chuva no circuito de Spa-Francorchamps. Verstappen, que largou em primeiro, chegou à frente do australiano Oscar Piastri (McLaren) e do francês Pierre Gasly (Alpine), que completaram o pódio.
A largada, prevista para acontecer na tarde deste sábado, foi atrasada em decorrência da chuva torrencial que atingia o circuito. A programação previa o início da prova às 12h, no horário de Brasília, mas foi adiada em duas oportunidades devido às condições da pista e ocorreu às 12h35, com o safety car na pista.
O fim de semana do GP da Bélgica tem sido marcado pela presença da chuva desde a sexta-feira. O clima comprometeu o trabalho de algumas equipes durante o treino livre e cinco pilotos ficaram sem marcar tempo durante a sessão. No sábado a água também caiu no circuito belga e acabou adiando o início da corrida.
Estratégia
Após a saída do carro de segurança, metade dos pilotos foi para os boxes, colocar pneus intermediários uma vez que a pista estava secando. Verstappen, que liderava, optou pela troca na volta seguinte. A estratégia poderia ter custado caro para o holandês, que retornou à pista atrás de Piastri.
Pouco depois, após o safety car entrar em cena novamente devido ao acidente do espanhol Fernando Alonso (Aston Martin), Verstappen alcançou e ultrapassou Piastri rapidamente para retomar a liderança da prova e garantir a pole position neste domingo, no Grande Prêmio da Bélgica.