"Segundo a informação atualizada, 12 adultos e duas crianças foram mortos em Belgorod. 108 pessoas ficaram feridas, incluindo 15 crianças", comunicou o Ministério para Situações de Emergência da Rússia no seu canal Telegram.
Por Redação, com Sputnik - de Belgorod, Rússia
As forças armadas russas reportaram, na manhã deste sábado, a morte de 14 pessoas e ferimentos em outras 108 após o bombardeio do centro da cidade de Belgorod pelo Exército ucraniano. No início da manhã havia contado 10 vítimas fatais do ataque.
"Segundo a informação atualizada, 12 adultos e duas crianças foram mortos em Belgorod. 108 pessoas ficaram feridas, incluindo 15 crianças", comunicou o Ministério para Situações de Emergência da Rússia no seu canal Telegram.
O ministério informou ainda à agência russa de notícias Sputnik que todos os incêndios em Belgorod já foram extintos, a sirene de perigo na cidade deixou de soar. O prédio do governo na região de Belgorod também foi danificado em resultado do bombardeio ucraniano no centro da cidade, de acordo com um correspondente da agência.
Emergência
Os vidros foram quebrados e as janelas do prédio do governo foram danificadas.
— Outro prédio do outro lado da rua, da Faculdade de Medicina da Universidade Estatal de Belgorod, foi igualmente danificado — mencionou o correspondente.
Vladimir Putin, presidente da Rússia, foi informado sobre o ataque, de acordo com o porta-voz presidencial Dmitry Peskov, que falou aos jornalistas.
— Uma equipe do Ministério da Saúde, chefiada por Mikhail Murashko, voou para Belgorod sob as instruções do presidente russo, bem como um grupo do Ministério para Situações de Emergência da Rússia para ajudar as vítimas — explicou Peskov.
Anteriormente Vyacheslav Gladkov, governador da região, relatou que os militares ucranianos bombardearam o centro de Belgorod. Ele detalhou que tinha sido acionada a sirene de alerta de mísseis e pediu aos moradores que se abrigassem, devido ao perigo permanecer.
Vampire
Foi lançada uma linha direta única (número 112) para receber informações sobre danos e vítimas. A sirene soou por pelo menos dez minutos, segundo a Sputnik.
Ainda nesta tarde, ao comentar o ataque ucraniano contra Belgorod, o Ministério da Defesa da Rússia revelou que Kiev usou dois mísseis Olkha com ogivas de fragmentação proibidas e foguetes Vampire de fabricação tcheca.
Com este crime, o regime de Kiev está tentando desviar a atenção das derrotas na frente de batalha e também provocar a Rússia com ações semelhantes, de acordo com o ministério.
"Hoje, o regime de Kiev tentou lançar um ataque combinado indiscriminado contra a cidade de Belgorod com dois mísseis Olkha com ogivas de fragmentação proibidas, além de foguetes Vampire de fabricação tcheca", comunicou o ministério.
Crime
Os mísseis Olkha e a maioria dos foguetes Vampire foram interceptados pelos sistemas russos de defesa aérea, mas vários projéteis e partes de mísseis Olkha abatidos caíram em Belgorod.
"Caso os mísseis Olkha com munições de fragmentação tivessem atingido diretamente a cidade, as consequências teriam sido imensamente mais graves”, acrescenta a autoridade.
O ministério afirmou que as Forças Armadas da Rússia na Ucrânia atacam apenas instalações militares e a infraestrutura diretamente relacionada, e vão continuar agindo desta forma. Além disso, a Defesa russa alertou que "este crime não ficará impune".