Rio de Janeiro, 27 de Janeiro de 2026

Coreia do Norte é acusada por Seul e Tóquio de teste de mísseis

Seul e Tóquio acusam a Coreia do Norte de testar mísseis balísticos, aumentando a tensão na península coreana. Descubra mais sobre o ocorrido.

Terça, 27 de Janeiro de 2026 às 11:45, por: CdB

Os projéteis foram detectados por volta das 15h50 do horário local em uma área ao norte de Pyongyang, tendo caído fora da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) japonesa.

Por Redação, com ANSA – de Seul

Os governos de Seul e de Tóquio acusam a Coreia do Norte de lançar ao menos dois mísseis balísticos em direção ao Mar do Japão nesta terça-feira, aumentando a tensão na península.

Coreia do Norte é acusada por Seul e Tóquio de teste de mísseis | Teste balístico da Coreia do Norte realizado no final de 2025
Teste balístico da Coreia do Norte realizado no final de 2025

Os projéteis foram detectados por volta das 15h50 do horário local em uma área ao norte de Pyongyang, tendo caído fora da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) japonesa. Ao lado dos Estados Unidos, os dois países estão analisando o alcance, a trajetória e as características técnicas dos mísseis em tempo real.

Diante do ocorrido, a primeira-ministra de Tóquio, Sanae Takaichi, reforçou o alerta na região através da presença de mais agentes da inteligência, de maior controle em aeronaves e embarcações comerciais, além da ativação de protocolos para lidar com quaisquer desdobramentos inesperados.

Já a Coreia do Sul reforçou a vigilância ao longo de sua fronteira marítima, mantendo as forças armadas em alerta máximo na expectativa de novos lançamentos balísticos.

Kim Jong-un

Para os EUA, o país governado por Kim Jong-un é uma “ameaça militar direta” a Seul e a Tóquio e, por isso, tem realizado exercícios conjuntos com a nação ao sul da península. O lançamento de hoje ocorre poucos dias após um outro, realizado em 4 de janeiro.

Segundo a imprensa sul-coreana, a última operação é uma demonstração da força militar de Pyongyang, tendo em vista que, em fevereiro, o governo local irá definir suas principais políticas em defesa, diplomacia e economia. 

Edições digital e impressa