Segundo a agência espacial norte-americana, os dois astronautas poderão retornar ao lar em uma missão da Crew Dragon, nave da SpaceX, prevista para 2025.
Por Redação, com Byte – de Washington
Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams, que estão “presos” no espaço, só retornarão para a Terra em fevereiro do ano que vem, anunciou a Nasa no sábado. Até lá, a dupla irá permanecer na Estação Espacial Internacional (ISS).
Segundo a agência espacial norte-americana, os dois astronautas poderão retornar ao lar em uma missão da Crew Dragon, nave da SpaceX, prevista para 2025. Dois assentos já foram garantidos para acomodar Butch e Suni no retorno à Terra.
Já era para a dupla de astronautas estar de volta, entretanto, problemas técnicos que ocorreram na Starliner, uma nave da Boeing utilizada para levá-los até a ISS, o que impossibilitou que eles deixassem a estação.
Eles chegaram lá no dia 5 de julho e, de acordo com o cronograma, poderiam voltar apenas oito dias – isso se a nave não tivesse apresentado falhas.
Desde então, uma série de planos foram pensados para trazer os dois em segurança à Terra, mas três tentativas foram adiadas por trazerem riscos. Um retorno na Starliner, por exemplo, seria muito arriscado. A nave, portanto, voltará completamente vazia para nosso planeta.
O que aconteceu?
Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams foram enviados para um teste de voo no dia 5 de junho, a bordo da Boeing Starliner. Durante a ida, alguns problemas foram identificados, como mau funcionamento em propulsores e vazamentos no sistema de hélio. Assim, a forma como os astronautas devem voltar para casa está sendo questionada.
A ideia inicial era de que a missão durasse apenas uma semana, mas a Nasa adverte que os astronautas estão preparados para eventos extraordinários como esse, e têm suprimentos para ficar durante o tempo necessário. Além disso, recursos como acesso à internet estão disponíveis para Wilmore e Williams.