Rio de Janeiro, 02 de Janeiro de 2026

Lua cheia e meteoros marcam o céu neste fim de semana

Neste fim de semana, a 'Wolf Moon' e os meteoros Quadrantid prometem um espetáculo no céu. Descubra tudo sobre esse fenômeno astronômico!

Sexta, 02 de Janeiro de 2026 às 13:24, por: CdB

Como se tudo isso não bastasse, a ‘Wolf Moon’ coincidirá com o pico da chuva de meteoros Quadrantid, que ocorrerá durante toda a noite de sábado para domingo.

Por Redação, com Europa Press – de Washington

A primeira lua cheia de 2026, a ‘Wolf Moon’, ocorrerá neste sábado, às 11h03, horário da península, segundo informou o Instituto Geográfico Nacional (IGN) por meio de uma mensagem na rede social X. Além disso, durante esse dia ocorrerá o periélio, ou seja, o momento em que a Terra está mais próxima do Sol, a 147.099.928 quilômetros (km).

Lua cheia e meteoros marcam o céu neste fim de semana | Lua cheia de 2026 coincide com os Quadrântidas
Lua cheia de 2026 coincide com os Quadrântidas

Como se tudo isso não bastasse, a ‘Wolf Moon’ coincidirá com o pico da chuva de meteoros Quadrantid, que ocorrerá durante toda a noite de sábado para domingo. “O brilho da Lua cheia dificultará a observação”, apontou, no entanto, a organização.

O Eltiempo.es acrescentou que o nome ‘Wolf Moon’ vem das tradições dos povos originais da América do Norte e destacou que esse mês – janeiro – coincide com o ponto mais severo do inverno, quando as noites são longas, o frio persiste e o uivo dos lobos se torna mais frequente e audível.

Seu nome em outras culturas – Cold Moon ou Ice Moon – também é uma clara referência às condições do inverno no hemisfério norte. Nesse caso, por coincidir com uma seção da órbita da lua relativamente próxima à Terra, ela é classificada como uma “superlua”. No total, ela dominará o céu da noite de desta sexta-feira para sábado  até a madrugada de domingo para 5 de janeiro.

“Superlua”

De acordo com o portal meteorológico, essa “superlua” pode ser observada a olho nu, sem instrumentos específicos. Nesse sentido, explica que o uso de binóculos permite distinguir mares lunares e grandes estruturas, embora a iluminação frontal reduza o relevo. Segundo ele, as melhores condições para apreciar esse fenômeno são após o anoitecer e no início da manhã, quando a Lua ganha altura e domina completamente o céu de inverno.

No entanto, o céu estará bastante nublado na maior parte da Espanha durante a noite de sábado e haverá chuvas ocasionais em locais na costa do Mediterrâneo, como Valência, ou no norte e sudoeste da península. De qualquer forma, são esperados céus claros ocasionais em regiões de Castilla y León, como Salamanca e Zamora, e em partes de Castilla-La Mancha.

Edições digital e impressa