Big tech cobrará taxa de 27% sobre conteúdos pagos em sistemas externos. A alteração das políticas de uso da App Store é resultado de ação judicial movida pela Epic Games.
Por Redação, com Poder360 - de Nova York
A Apple vai permitir que desenvolvedores de aplicativos nos Estados Unidos ofereçam meios de pagamento alternativos à App Store (loja de apps da marca). As compras pagas fora do sistema do fabricante do iPhone e do iPad serão taxadas em até 27%.
A mudança é resultado de uma batalha judicial com a Epic Games, criadora do jogo “Fortnite”. Há três anos, a empresa entrou com ações judiciais contra o Google e a Apple por abuso de poder nas condições impostas nas lojas de venda de aplicativos e conteúdos digitais.
O caso com o Google foi encerrado em dezembro do ano passado, com vitória da desenvolvedora de jogos.
Suprema Corte dos EUA
Na terça-feira, a Suprema Corte dos EUA recusou-se a considerar recursos dos envolvidos na ação contra a Apple, que já havia sido obrigada a disponibilizar meios de pagamento alternativos em sua loja por instâncias inferiores. Assim, a fabricante do iPhone foi forçada a atualizar as políticas da App Store para desenvolvedores que atuam no mercado norte-americano.
De acordo com o novo texto, as comissões pagas por quem usar links externos devem variar de 12% a 27%. Além da cobrança extra, os desenvolvedores sempre deverão oferecer a possibilidade do usuário pagar por seus aplicativos e conteúdos digitais no sistema próprio da marca.
A Apple também anunciou que está trabalhando na criação de um processo de aprovação de pagamentos em outros sistemas, num esforço “para minimizar fraudes, golpes e enganos”.
O CEO da Epic Games, Tim Sweeney, reclamou da taxa imposta pela Apple em post no X. Segundo Sweeney, a medida “mata a concorrência”.