Pico-Banana-400K é o nome dado ao conjunto de dados compartilhado pela Apple, que está disponível sem licença comercial no GitHub para pesquisa.
Por Redação, com Europa Press – de São Francisco
A Apple compartilhou um banco de dados com 400 mil imagens selecionadas para facilitar a pesquisa e treinar modelos para gerar imagens em grande escala com conteúdo de alta qualidade.

Pico-Banana-400K é o nome dado ao conjunto de dados compartilhado pela Apple, que está disponível sem licença comercial no GitHub para pesquisa e que foi criado levando em conta a qualidade e a diversidade das imagens.
Pico-Banana-400K
Especificamente, o Pico-Banana-400K contém 400 mil imagens selecionadas, nas quais a Apple usou o Nano Banana (Gemini 2.5 Flash Image) para gerar vários pares de edição a partir de fotografias reais do OpenImages.
Essas imagens abrangem 35 tipos de edição em oito categorias semânticas com o objetivo de cobrir “várias transformações, desde ajustes de cores de baixo nível até objetos, cenas e edições estilísticas de alto nível”, conforme explicado no repositório do GitHub.
O objetivo desse banco de dados é treinar modelos de geração de imagens orientados por texto, avançando as limitações atuais, como “a ausência de conjuntos de dados em grande escala, de alta qualidade e de acesso aberto criados a partir de imagens reais”, conforme declarado no texto de pesquisa que o acompanha, publicado no ArXiv.