Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Google pretende usar usina nuclear nos EUA para IA

Google firma acordo de 25 anos para reativar usina nuclear em Iowa, visando alimentar sua infraestrutura de inteligência artificial até 2029.

Terça, 28 de Outubro de 2025 às 12:54, por: CdB

A empresa assinou um acordo de 25 anos para comprar energia da usina uma vez que a instalação for reativada.

Por Redação, com CartaCapital – de Washington

O Google apresentou na segunda-feira um plano para reativar uma usina nuclear em Iowa, nos Estados Unidos, com o objetivo de alimentar a infraestrutura de inteligência artificial (IA) da empresa.

Google pretende usar usina nuclear nos EUA para IA | Logo do Google exibido em prédio do Fórum Econômico Mundial
Logo do Google exibido em prédio do Fórum Econômico Mundial

Segundo um anúncio conjunto com a companhia de energia elétrica NextEra Energy, a usina Duane Arnold Energy Center – fechada em 2020 – voltaria a operar em 2029 “para ajudar a alimentar a crescente infraestrutura de nuvem e IA do Google em Iowa”, afirmaram as empresas.

O Google assinou um acordo de 25 anos para comprar energia da usina uma vez que a instalação for reativada.

A central nuclear será 100% propriedade da NextEra, que chegou a um acordo com os proprietários minoritários para adquirir a participação na usina.

Google e NextEra

O acordo entre Google e NextEra é a mais recente colaboração entre gigantes do setor de tecnologia e empresas da indústria elétrica.

A IA se tornou uma importante fonte de demanda energética. Em abril, a Agência Internacional de Energia projetou que o consumo de eletricidade por parte dos centros de dados dobrará até 2030.

Edições digital e impressa