Além do novo apagão que chegou a afetar mais de 100 mil residências na noite de quinta-feira, as operações em aeroportos também foram afetadas pelas chuvas.
Por Redação, com CartaCapital – de São Paulo
A Grande São Paulo amanheceu, nesta sexta-feira, com 27 mil imóveis sem energia elétrica. O dado aparece no balanço da Enel, concessionária responsável pela distribuição de energia na região, divulgado por volta das 7h.
A região chegou a ter mais de 100 mil clientes da Enel sem luz na quinta-feira após fortes chuvas atingirem a região. O apagão marca um novo capítulo no já questionado serviço prestado pela empresa italiana.
No boletim, a Enel informou ter colocado equipes adicionais nas ruas para corrigir, ainda na quinta-feira, a falha causada pelo temporal. Ainda não há, porém, previsão para que a energia seja retomado nesses quase 30 mil imóveis sem luz. As regiões mais afetadas, segundo a Enel, são a Zona Sul e a Zona Oeste.
O Corpo de Bombeiros registrou, entre quinta e sexta-feira, mais de 30 ocorrências relacionadas às chuvas, como alagamentos, quedas de árvores e desabamentos. Não há registro de vítimas.
São Paulo ficou, na quinta-feira, com alerta de alagamento por mais de uma hora, entre 16h30 e 18h. As fortes chuvas também impactaram as operações em aeroportos.
Em Congonhas, 72 voos foram cancelados na quinta-feira, segundo a Aena, empresa que administra o terminal. A operação foi normalizada após ainda na noite de quinta-feira. Atrasos também foram registrados em Guarulhos, aeroporto internacional localizado na região metropolitana.
Mais de 100 mil clientes da Enel sem luz
Após fortes chuvas, a cidade de São Paulo registrou cerca de 118 mil clientes sem energia elétrica no início da noite de quinta-feira, informou a concessionária Enel em um boletim divulgado às 18h.
As regiões mais afetadas, de acordo com a empresa, são oeste e sul. A Enel afirma ter promovido uma mobilização adicional de suas equipes em campo.
A capital paulista entrou em estado de atenção para alagamentos às 16h20. Às 18h, o Centro de Gerenciamento de Emergências encerrou o alerta.
Nesta sexta-feira, conforme o CGE, a frente fria manterá o tempo instável na cidade e haverá condição para chuvas isoladas desde a madrugada. No decorrer do dia, o sol poderá aparecer entre nuvens, mas a partir do meio da tarde as instabilidades ganharão força e propiciarão pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, com elevado potencial para formação de alagamentos.
Os termômetros variam entre mínimas de 22°C e máximas de 28°C nesta sexta.