Manifestantes pedem novas políticas para o meio ambiente ao governo norte-americano; documento histórico não foi danificado. Os dois ativistas envolvidos foram presos pelas equipes de segurança do espaço. O caso está sob investigação.
Por Redação, com Poder360 - de Washington
O prédio dos Arquivos Nacionais, em Washington, nos Estados Unidos, encerrou a visitação na quarta depois que dois manifestantes ambientalistas jogaram um pó vermelho sobre a caixa que guarda a versão original da Constituição norte-americana, de 1789. A parte do espaço que registrou o incidente permaneceu fechada nesta quinta-feira para limpeza.
Em vídeo publicado nas redes sociais, a dupla envolvida na ação reivindica uma política climática mais enfática por parte do presidente dos EUA, Joe Biden. “Todos merecemos ar puro, água limpa e um clima habitável”, declararam os manifestantes durante o ato.
Arquivos Nacionais
Segundo a administração dos Arquivos Nacionais, o documento não foi danificado. Os dois manifestantes envolvidos foram presos pelas equipes de segurança do espaço. O caso está sob investigação.
“Levamos esse tipo de vandalismo muito a sério e insistiremos que os envolvidos sejam processados em toda a extensão da lei”, disse a instituição em comunicado.
A organização ambientalista norte-americana Declare Emergency reivindicou a autoria das ações nas redes sociais.
“Não queremos o fim da civilidade, mas esse é o caminho em que nos encontramos”, escreveu a ONG no X (ex-Twitter), em publicação que pede urgência por um estado de emergência climática.