Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Alemanha envia caças para expulsar aeronave russa sobre o Báltico

A Luftwaffe enviou Eurofighters para rastrear e escoltar uma aeronave de reconhecimento russa IL-20M no Mar Báltico, transferindo a missão para a Suécia.

Domingo, 21 de Setembro de 2025 às 15:51, por: CdB

“Tratava-se de uma aeronave de reconhecimento russa IL-20M. Após a identificação visual, entregamos as tarefas de escolta da aeronave aos nossos parceiros suecos da Otan e retornamos a Rostock-Laage”, divulgou a Força Aérea alemã.

Por Redação, com DW – de Berlim

A Luftwaffe, a força aérea da Alemanha, enviou na manhã deste domingo dois Eurofighters para rastrear uma aeronave militar russa IL-20M que havia entrado em espaço aéreo neutro sobre o Mar Báltico. Em seguida, o país passou a escolta aos parceiros da Otan, na Suécia.

Alemanha envia caças para expulsar aeronave russa sobre o Báltico | Os eurofighters alemães são a linha de frente da defesa europeia
Os eurofighters alemães são a linha de frente da defesa europeia

“Mais uma vez, nossa força de alerta de reação rápida, composta por dois Eurofighters, foi encarregada pela Otan de investigar uma aeronave não identificada sem um plano de voo ou contato de rádio no espaço aéreo internacional”, disse a força aérea alemã em um comunicado.

“Tratava-se de uma aeronave de reconhecimento russa IL-20M. Após a identificação visual, entregamos as tarefas de escolta da aeronave aos nossos parceiros suecos da Otan e retornamos a Rostock-Laage”, acrescentou.

 

Estônia

A Otan se reunirá na terça-feira para discutir a violação do espaço aéreo da Estônia pela Rússia, disseram duas autoridades familiarizadas com o assunto à Reuters no domingo.

Tallinn disse que três caças MiG-31 russos entraram no espaço aéreo da Estônia sem permissão na sexta-feira e permaneceram por um total de 12 minutos antes de serem forçados a se retirar.

Edições digital e impressa