Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Alcolumbre aplaude decisão do Ibama de autorizar prospecção no Amapá

Senador Davi Alcolumbre comemora autorização do Ibama para perfuração da Petrobras no Amapá, destacando avanços na segurança energética e desenvolvimento regional.

Terça, 21 de Outubro de 2025 às 20:34, por: CdB

A mensagem ocorre após o Ibama conceder licença para que a Petrobras perfure o poço pioneiro FZA-M-059, a cerca de 500 quilômetros da foz do Rio Amazonas.

Por Redação – de Brasília

Presidente do Congresso, o senador Davi Alcolumbre (UB-AP) comemorou, nesta terça-feira, a autorização concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para que a Petrobras realize a perfuração exploratória na Margem Equatorial, no litoral do Amapá. Em publicação nas redes sociais, nesta manhã, Alcolumbre afirmou que a conquista é resultado de articulação política, empenho do governo estadual e competência técnica da estatal.

Alcolumbre aplaude decisão do Ibama de autorizar prospecção no Amapá | Presidente do Congresso, o senador David Alcolumbre (UB-AP) elogia decisão do Ibama
Presidente do Congresso, o senador David Alcolumbre (UB-AP) elogia decisão do Ibama

“O Amapá pode comemorar! Nosso governador @clecioluis_ trabalhou com determinação para trazer a Petrobras a um dos campos mais promissores de petróleo do mundo. Foi fruto da nossa liderança. Do trabalho do Governador. E da competência da Petrobras. Viva o Amapá. Viva o futuro do povo amapaense”, declarou o presidente do Congresso.

A mensagem ocorre após o Ibama conceder licença para que a Petrobras perfure o poço pioneiro FZA-M-059, a cerca de 500 quilômetros da foz do Rio Amazonas.

 

Nova fronteira

A Margem Equatorial se consolidou como uma das principais apostas estratégicas do governo federal para garantir segurança energética e desenvolvimento regional. A área abrange o litoral do Amapá ao Rio Grande do Norte e, segundo estimativas da Agência Nacional do Petróleo (ANP), pode conter dezenas de bilhões de barris de petróleo.

Alcolumbre observou, ainda, que a autorização simboliza um avanço histórico para o Estado e reforça o protagonismo do Amapá no mapa energético do país. A chegada da Petrobras à região, segundo o senador, deve impulsionar empregos, investimentos e infraestrutura.

Edições digital e impressa