A mensagem ocorre após o Ibama conceder licença para que a Petrobras perfure o poço pioneiro FZA-M-059, a cerca de 500 quilômetros da foz do Rio Amazonas.
Por Redação – de Brasília
Presidente do Congresso, o senador Davi Alcolumbre (UB-AP) comemorou, nesta terça-feira, a autorização concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para que a Petrobras realize a perfuração exploratória na Margem Equatorial, no litoral do Amapá. Em publicação nas redes sociais, nesta manhã, Alcolumbre afirmou que a conquista é resultado de articulação política, empenho do governo estadual e competência técnica da estatal.

“O Amapá pode comemorar! Nosso governador @clecioluis_ trabalhou com determinação para trazer a Petrobras a um dos campos mais promissores de petróleo do mundo. Foi fruto da nossa liderança. Do trabalho do Governador. E da competência da Petrobras. Viva o Amapá. Viva o futuro do povo amapaense”, declarou o presidente do Congresso.
A mensagem ocorre após o Ibama conceder licença para que a Petrobras perfure o poço pioneiro FZA-M-059, a cerca de 500 quilômetros da foz do Rio Amazonas.
Nova fronteira
A Margem Equatorial se consolidou como uma das principais apostas estratégicas do governo federal para garantir segurança energética e desenvolvimento regional. A área abrange o litoral do Amapá ao Rio Grande do Norte e, segundo estimativas da Agência Nacional do Petróleo (ANP), pode conter dezenas de bilhões de barris de petróleo.
Alcolumbre observou, ainda, que a autorização simboliza um avanço histórico para o Estado e reforça o protagonismo do Amapá no mapa energético do país. A chegada da Petrobras à região, segundo o senador, deve impulsionar empregos, investimentos e infraestrutura.