Essa tática agora está sendo desafiada, à medida que a era de “viagens de indulgência” com gastos livres desaparece e a inflação aperta o bolso das famílias nos Estados Unidos e em países como o Brasil. Depois de um 2022 excepcional impulsionado pela demanda reprimida, as visitas ao Disney World da Flórida caíram até 15% neste ano.
Por Redação, com Bloomberg - de Orlando, FL-EUA
A Walt Disney obteve uma receita recorde em seus parques temáticos no ano passado, impulsionada por uma estratégia que coloca preço em tudo, desde jantares com Cinderela e oficinas de sabres de luz até a possibilidade de pular filas para participar dos Guardiões da Galáxia.
Essa tática agora está sendo desafiada, à medida que a era de “viagens de indulgência” com gastos livres desaparece e a inflação aperta o bolso das famílias nos Estados Unidos e em países como o Brasil. Depois de um 2022 excepcional impulsionado pela demanda reprimida, as visitas ao Disney World da Flórida caíram até 15% neste ano, de acordo com análise de mercado.
À medida que a Casa do Mickey se aproxima dos limites do que os turistas estão dispostos a pagar, os planejadores de viagens afirmam que as famílias muitas vezes estão encurtando as estadias para lidar com os preços dos ingressos na alta temporada, que quase dobraram na última década.
Experiência
Além dos preços de entrada em alta, os viajantes estão relutando em um sistema que se tornou tão complexo que muitos recorrem a uma economia paralela de blogs de planejamento, contas de redes sociais e fóruns de mensagens, bem como agentes de viagens afiliados à Disney, para ajudar a navegar por tudo isso.
Inúmeros complementos que agora fazem parte padrão da maioria das visitas - como transformações de princesas na Bibbidi Bobbidi Boutique ou passes que permitem que crianças inquietas evitem filas - aumentaram o custo de uma viagem típica de uma semana para uma família de quatro pessoas em US$ 5 mil a US$ 25 mil, ou até US$ 40 mil (R$ 200 mil ao câmbio atual) para uma experiência de luxo e alto padrão, de acordo com agentes de viagens.
Em suma, os funcionários da Disney indicaram que os visitantes gastam 40% a mais por dia nos parques dos EUA do que antes da pandemia. O lucro operacional da empresa em parques e experiências caiu 13% no último trimestre, mas ainda estava 24% acima do patamar de 2019.