Rio de Janeiro, 15 de Maio de 2025

Uso de hidrovias volta à pauta da infraestrutura, atrasado e incompleto

Ao mesmo tempo, o especialista em logística e mestre em engenharia de transportes Mauro Roberto Schlütter diz que vê o projeto BR dos Rios com "muito bons olhos", pois o "Brasil tem grandes vias que podem se tornar navegáveis com a construção de pequenas barragens para elevar o calado (nível de água necessário para sustentar uma embarcação)”. 

Sexta, 21 de Maio de 2021 às 14:18, por: CdB

Ao mesmo tempo, ele diz que vê o projeto BR dos Rios com "muito bons olhos", pois o "Brasil tem grandes vias que podem se tornar navegáveis com a construção de pequenas barragens para elevar o nível dos rios e criar um calado (nível de água necessário para sustentar uma embarcação)”. 

Por Redação, com Sputnik Brasil - de Brasília

O projeto BR dos Rios, que incentiva navegação por hidrovias, precisa ter viabilidade econômica e cobrar pedágio, o que poderá prejudicar usuário tradicional. A iniciativa, do Ministério da Infraestrutura, deveria ter ficado pronta no início de 2021, mas o projeto ainda está em fase de estudos e negociações com o mercado.

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Parte dos rios brasileiros ficam inavegáveis durante um período do ano, o que encarece os projetos

Seu objetivo é estimular o transporte fluvial no Brasil, a exemplo do BR do Mar, que busca incentivar a navegação de cabotagem. Para alcançar a sua meta, uma das propostas analisadas é uma espécie de privatização e concessão de rios navegáveis, com a cobrança de pedágios, a exemplo do que ocorre em grandes rodovias brasileiras.

— Teria que ver até que ponto a privatização ou a concessão de vias navegáveis, ainda que se tenha que fazer infraestrutura, não vai se tornar um negócio prejudicial para o usuário normal hoje da hidrovia — afirmou o especialista em logística e mestre em engenharia de transportes Mauro Roberto Schlütter à agência russa de notícias Sputnik Brasil.

Barragens

De acordo com o especialista, exemplos anteriores de privatizações no Brasil, como no caso das ferrovias, não responderam a todos os preceitos logísticos, que são a melhoria da infraestrutura e o barateamento do serviço.

Ao mesmo tempo, ele diz que vê o projeto BR dos Rios com "muito bons olhos", pois o "Brasil tem grandes vias que podem se tornar navegáveis com a construção de pequenas barragens para elevar o nível dos rios e criar um calado (nível de água necessário para sustentar uma embarcação)”.

Na outra ponta, Schlütter pondera que o projeto precisa ser bem estudado para se verificar sua viabilidade econômica. O professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie de Campinas explica que a vocação dos rios é para o transporte de cargas sazonais, como as safras agrícolas, assim como de produtos como carvão e adubo.

‘Dinamismo’

O especialista ressalta que as hidrovias têm "um movimento bastante atípico", no qual, após um "uso intenso", "ficam um bom período de tempo paradas".

— E esse bom período de tempo parado significa que os recursos que foram implantados para torná-las navegáveis e economicamente viáveis para o transporte precisam ser pagos. Tem que ver se isso não vai ser mais um elemento de infraestrutura que vai ser subsidiado pela população brasileira — ponderou o professor.

Schlütter diz ainda que o transporte rodoviário é mais procurado por sua disponibilidade e prazo relativamente curto de entrega, mas que incentivar o uso dos rios pode trazer "dinamismo" para o setor.

— A navegabilidade pelos rios ia trazer um grande conforto para quem é embarcador, pois vai se transportar em grande lotes e vai se tirar uma série de veículos das rodovias, gerando também conforto para os usuários das rodovias — concluiu.

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