O livro conta com mais de trinta crônicas curtas, recheadas de memórias, de aspectos pessoais e vivências que surgiram sem censura, de uma nortista brasileira vivendo na Cidade das Luzes. A obra não possui uma ordem cronológica, mas tem início com sua chegada a Paris, no final dos anos 1970, para fazer um doutorado na área de Economia.
Por Redação, com ACS - do Rio de Janeiro
Radicada em Paris há mais de 40 anos, a jornalista e economista amazonense Marilza de Melo Foucher, lançará no Rio de Janeiro, o livro de memórias, intitulado Fragmentos de tempos vividos, no dia 18 de março, às 17h, na Livraria Blooks, no espaço Itaú Unibanco, Praia de Botafogo, 316, Loja D e E, Botafogo. A turnê já passou por Manaus e Belém, e passará, ainda, por Fortaleza, São Paulo, Brasília e Campina Grande.
O livro conta com mais de trinta crônicas curtas, recheadas de memórias, de aspectos pessoais e vivências que surgiram sem censura, de uma nortista brasileira vivendo na Cidade das Luzes. A obra não possui uma ordem cronológica, mas tem início com sua chegada a Paris, no final dos anos 1970, para fazer um doutorado na área de Economia.
Fragmentos de Tempos vividos vem recebendo boas críticas, de jornalistas a intelectuais, como a de Marcia Tiburi, filósofa, escritora e artista plástica, que afirma:
“Marilza de Melo Foucher escreveu uma espécie de autobiografia sincera e íntima relatando momentos importantes e curiosos desde que ela precisou sair do norte do Brasil nos anos de chumbo. (...) A mulher livre e imigrante, a ativista e a trabalhadora viajante que conheceu profundamente o Brasil e a América Latina, compõem uma personagem da vida real que nos aproxima do caráter extraordinário da vida ordinária. Sugiro fortemente a leitura desse livro encantador.”
Vida vivida
Para Rosa Freire Furtado, jornalista, tradutora dos grandes clássicos da literatura francesa e escritora: “Deliciosos os relatos. (...) Marilza desfia, num livro de 220 páginas e muito bem escrito, suas peripécias, que não foram poucas, e incluem cemitérios e delegacias de polícia. Ela, nascida em Boca do Acre, criada em Manaus, logo teve de trocar o mundo da canoa pelo mundo do metrô;(...) E já nem falo dos vários namoros que ela conta com muita graça -- até conhecer o Pascal, esse, sim, amor definitivo”.
Outra crítica contundente foi a de Marilene Corrêa, socióloga, professora da Ufam e autora de O Paiz do Amazonas e Metamorfoses da Amazônia (Editora Valer), que ressaltou: “A Marilza, ao vivo, com olhos, palavreio, forma de comunicar e gestos. Parece que os motivos são esses: falar da vida vivida e tecer todos os fios possíveis.
Gutemberg, escritor baiano, professor aposentado da Universidade do Pará (UFPA), leu e recomendou a leitura: “Recomendo as aventuras de Marilza da maturidade à infância. Cortes precisos, subtítulos estimulantes, autocompreensão clara e livre de censuras. Contexto literário e narrativo rico! Registros históricos com leveza, assim como a autoavaliação da militância, sensível, direta. Conexões de personagens e dos intelectuais de Paris.”
Paes Loureiro, poeta, escritor e autor de Andurá: onde tudo é e não é e Cultura amazônica: uma poética do imaginário (Valer), escreveu sobre a obra: “O texto é fluente, claro, maduro, revelador de uma trajetória que vem, retrospectivamente, da França para a juventude na Amazônia, com quase nenhum registro da infância.”.
Além dessas recomendações, outros intelectuais também se deliciararam ao ler a obra de Foucher, como Mônica Raisa Schpun, doutora em História e Diretora Editorial de Brésil(s) – Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais; Paulo Lima, jornalista e editor da revista Balaio de Notícias; Helena Hirata, socióloga, diretora de pesquisa emérita do CNRS, dentre outros.
Sobre Marilza de Melo Foucher
Doutora em Estudos da América Latina (Economia) no Institut des Hautes Études en Amérique Latine – Sorbonne (1988). Pós-graduação em Análise Regional e Organização Espacial, no Instituto de Estudo do Desenvolvimento Econômico e Social – IEDES – Paris – Sorbonne (1980-81). Curso de especialização (Pós-graduação) em Planejamento Regional do Desenvolvimento – OEA – Universidade Federal do Ceara – CETREDE (1977). Bacharel em Administração – Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Amazonas. (1975).
Serviço
Data: 18/3/2023
Lançamento no Rio de Janeiro
Livro: Fragmentos de tempos vividos, de Marilza de Melo Foucher (223 páginas)
Preço: R$70 no site da https://www.blooks.com.br/
Local: Livraria Blooks, no espaço Itaú Unibanco, Praia de Botafogo, 316, Loja D e E, Botafogo.
Horário: 17h