Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Professores precisam ter mais 'estímulo financeiro', afirma Lula

Arquivado em:
Quarta, 04 de Setembro de 2024 às 14:06, por: CdB

Lula enfatizou que o estímulo aos professores é essencial para revitalizar o interesse pela profissão e garantir uma educação de qualidade no país.

Por Redação, com Brasil 247 – de Brasília

O presidente Lula (PT) ressaltou a importância de oferecer melhores condições financeiras aos professores no Brasil durante cerimônia de homenagem nesta quarta-feira, no Palácio do Planalto, a escolas que alcançaram a nota máxima no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Segundo o presidente, muitos profissionais estão deixando a carreira por não verem vantagens econômicas suficientes, uma situação que ele afirma ser uma preocupação de seu governo.

professores.jpeg
O presidente defendeu que, além do piso salarial, é necessário olhar com respeito para as condições de trabalho dos professores

Lula enfatizou que o estímulo aos professores é essencial para revitalizar o interesse pela profissão e garantir uma educação de qualidade no país. “Os professores e professoras têm que estar bem, por isso criamos o piso salarial. Porque as professoras cuidam dos filhos desse país durante horas e horas e muitas vezes, quando chega a remuneração, é sempre muito pouco, a ponto da gente ter em muitos lugares pessoas que não querem mais ser professoras porque não veem vantagem financeira,” declarou.

O presidente defendeu que, além do piso salarial, é necessário olhar com respeito para as condições de trabalho dos professores, incluindo o tratamento recebido dentro das escolas. “Nós estamos preocupados em garantir o estímulo para que milhões de moças e rapazes queiram ser professores nesse país. Por isso, temos que olhar sempre com muito respeito para as condições de trabalho que têm os professores dentro de uma sala de aula”.

Lula também abordou a importância de criar um ambiente escolar atraente para as crianças, destacando que as escolas devem ser locais de prazer para os alunos. “O ideal é que a gente crie um sistema de funcionamento e de relacionamento que a criança levante de manhã tendo desejo, prazer, vontade de ir para a escola. É assim que a gente tem que garantir que as nossas escolas sejam”, afirmou.

Gestão educacional no Brasil

Outro ponto levantado pelo presidente foi a complexidade da gestão educacional no Brasil, onde os municípios cuidam do Ensino Fundamental, os estados do Ensino Médio e o governo federal do Ensino Superior. Lula destacou que, apesar dessa divisão, o governo federal está comprometido com a educação desde a creche até a universidade. “O problema nosso é que quem cuida do Ensino Fundamental é o município, do Ensino Médio é o estado e quem cuida do Ensino Superior somos nós. Mas, na verdade, o governo federal tem preocupação da creche até a universidade”.

Para Lula, o investimento em educação é o pilar fundamental para o desenvolvimento do país, sendo a prioridade máxima de seu governo. “Não há na história da humanidade nenhum país que se desenvolveu sem antes fazer investimento na educação. Educação é investimento, e é o mais importante investimento que o governo pode fazer,” concluiu.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo