O número é 3% superior à estimativa da Organização Mundial do Turismo (OMT) para o Brasil, e 62,7% maior do que o acumulado de 2022, quando o país recebeu 3,6 milhões de turistas. Em 2019, foram 6,3 milhões de estrangeiros.
Por Redação, com ACSs - de Brasília
No ano passado, o Brasil superou o número de passageiros internacionais nos mesmos patamares do período pré-pandemia da covid-19. No acumulado dos 12 meses, o país registrou a entrada de exatos 5.908.341 visitantes do exterior. A principal via de acesso foi aérea, com 3.794.260 de entradas, seguida pela terrestre, com 1.923.243, segundo dados oficiais.
O número é 3% superior à estimativa da Organização Mundial do Turismo (OMT) para o Brasil, e 62,7% maior do que o acumulado de 2022, quando o país recebeu 3,6 milhões de turistas. Em 2019, foram 6,3 milhões de estrangeiros. Os dados são resultados de uma parceria entre Embratur, Ministério do Turismo e Polícia Federal (PF).
— Estamos muito perto de alcançar os números pré-pandemia e com o conjunto de ações e programas que o Ministério do Turismo vem estabelecendo no campo da estruturação e da promoção dos destinos vamos superar, em 2024, o número de turistas internacionais em 2019. Mais importante ainda é aumentar o ticket médio e valor total deixado por estrangeiros em nosso país e é com esse foco que estamos trabalhando — disse o ministro do Turismo, Celso Sabino, a jornalistas.
Consolidado
Presidente da Embratur, o ex-deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ), comemorou o resultado.
— O interesse pelo Brasil voltou devido à mudança de governo e à consequente mudança de rumos em nossa política ambiental, de respeito à democracia e aos direitos humanos. Passamos de inimigos da humanidade ao melhor destino de ecoturismo do planeta. Esse resultado significa geração de emprego e renda por todo o país, numa atividade econômica que só faz bem ao Brasil — afirmou.
De janeiro a novembro, entraram na economia brasileira com o turismo internacional R$ 31 bilhões, números superiores aos patamares pré-pandemia. Em novembro, foram R$ 3 bilhões, valor 13,3% maior do que o ano de 2011, até então o melhor da série histórica (desde 1995).
O consolidado de 2023, com o mês de dezembro, será publicado pelo Banco Central (BC) dentro de mais alguns dias. Para Freixo, o trabalho técnico desenvolvido pela Embratur na promoção internacional do turismo brasileiro foi o que permitiu o aumento de 62,7% na chegada de turistas em apenas um ano.