Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Novo ministro chinês discute guerra na Ucrânia em viagem à Turquia

Arquivado em:
Quarta, 26 de Julho de 2023 às 14:57, por: CdB

As discussões entre Wang e o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan, incluíram a situação mais recente na Ucrânia, bem como no sistema financeiro global, disse a fonte do ministério turco.


Por Redação, com Reuters - de Pequim


O novo ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, discutiu sobre a guerra Ucrânia com seu homólogo turco em Ancara e se encontrou com o presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, nesta quarta-feira durante sua primeira viagem ao exterior desde que foi nomeado ao cargo, disse uma fonte do Ministério das Relações Exteriores turco.




chinaturquia.jpg
Ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi e presidente da Turquia, Tayyip Erdogan

A China nomeou Wang, um diplomata veterano, como seu novo ministro das Relações Exteriores na terça-feira, removendo Qin Gang, que esteve ausente por um mês de suas funções, após apenas meio ano no cargo.


As discussões entre Wang e o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan, incluíram a situação mais recente na Ucrânia, bem como no sistema financeiro global, disse a fonte do ministério turco.



Rússia


A Rússia ampliou seus ataques aéreos contra locais de exportação de grãos ucranianos nos últimos dias, após se retirar de um acordo de 2022 negociado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Turquia que permitia a exportação segura de grãos ucranianos pelo Mar Negro no ano passado.


Os Estados Unidos e vários países europeus pediram a China que use sua influência sobre a Rússia para buscar o fim da guerra na Ucrânia. No início deste ano, a China publicou um plano de paz de 12 pontos, pedindo que a proteção dos civis e a soberania de todos os países sejam respeitadas.


Durante suas conversas com Wang, Erdogan expressou esperança de que a Turquia e a China intensifiquem sua cooperação, já que ambos os países desempenham papéis importantes em questões globais e regionais, disse o gabinete de Erdogan em um comunicado divulgado após a reunião.


Fidan e Wang também abordaram o desenvolvimento das relações econômicas e comerciais entre a Turquia e a China, disse a fonte do Ministério das Relações Exteriores da Turquia.





Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo