Rio de Janeiro, 21 de Dezembro de 2024

Nova carga de vacinas permitirá retomada da dose de reforço

Arquivado em:
Domingo, 17 de Outubro de 2021 às 15:36, por: CdB

Antes de as vacinas serem distribuídas para a população, no entanto, precisarão passar por um controle de qualidade, o que significa mais 10 dias de espera para que os imunizantes cheguem aos braços dos cariocas.

Por Redação - do Rio de Janeiro
A carga de um avião com mais de 1,33 milhão de doses de vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech, que desembarcou na manhã deste domingo no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo, ajudará que o Rio de Janeiro retome a aplicação da dose de reforço nos braços de quem tem mais de 60 anos.
pfizer-1.jpg
O imunizante da Pfizer ainda precisará passar por um controle de qualidade
Esse foi o sexto lote entregue somente nesta semana, totalizando 10 milhões de doses. Essas doses são referentes ao segundo contrato estabelecido entre o governo brasileiro e a farmacêutica. Até o fim do ano, a estimativa é de entrega de 100 milhões de doses da vacina. No primeiro contrato estabelecido com o Brasil, a Pfizer já havia entregue outras 100 milhões de doses.

Distribuição

Antes de as vacinas serem distribuídas para a população, no entanto, precisarão passar por um controle de qualidade. De acordo com o Ministério da Saúde, das mais de 310,4 milhões de doses de vacina distribuídas no Brasil, 94,2 milhões são do imunizante da Pfizer/BioNTech. Até este momento, mais de 260,1 milhões de doses de vacinas contra covid-19 foram aplicadas no Brasil, sendo 151,3 milhões delas de primeira dose. Segundo o Ministério da Saúde, mais de 108,7 milhões de brasileiros já completaram o esquema vacinal. Devido a mudanças no cronograma de entrega do imunizante da Pfizer, a aplicação da dose de reforço da vacina contra a covid-19 foi suspensa desde a véspera. A dose de reforço voltará a ser oferecida após a entrega de novas remessas por parte do Ministério da Saúde. As unidades seguem aplicando a segunda dose, conforme a data estipulada no comprovante da primeira. Todos com 12 anos ou mais que ainda não tomaram a vacina também podem se vacinar.

Cenário

Até a última quinta-feira (14), 5.659.162 pessoas haviam tomado a primeira dose (D1) das vacinas contra a Covid-19. Com o esquema vacinal completo (duas doses ou dose única), já são 4.048.689 pessoas, o que representa uma cobertura de 60% da população total e de 76% da população adulta (a partir de 18 anos). As doses de reforço (DR) em idosos e pessoas com alto grau de imunossupressão somam 462.734 aplicações até agora. No total, mais de 10,1 milhões de doses de vacina contra covid-19 já foram aplicadas no Município do Rio. Segundo a 41ª edição do Boletim Epidemiológico, apresentada na sexta-feira, pela quarta semana seguida, o mapa de risco da cidade para transmissão da covid-19 está por inteiro na classificação amarela. Todas as 33 regiões administrativas (RAs) do município do Rio de Janeiro estão no estágio de atenção de risco moderado no indicador que considera as internações e óbitos.
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo