Até o momento, não teriam sido encontradas evidências da ação, mas um grupo criminoso chamado Lockbit está anunciando a venda das informações na darkweb. Os hackers, ainda conforme as informações das fontes, teriam dado um prazo de cinco dias.
Por Redação, com ANSA - de Roma
A Polícia Postal e técnicos informáticos da Agenzia delle Entrate, o fisco italiano, estão investigando um possível ataque hacker que teria roubado 78 Gb de dados da instituição, informam fontes nesta segunda-feira.
Até o momento, não teriam sido encontradas evidências da ação, mas um grupo criminoso chamado Lockbit está anunciando a venda das informações na darkweb. Os hackers, ainda conforme as informações das fontes, teriam dado um prazo de cinco dias para a Agência recuperar os dados roubados, que estariam bloqueados por meio de uma ação de ramsonwere.
Cibersegurança
Uma das empresas especialistas em cibersegurança no país, a Swascan, afirmou que o caso italiano não é isolado. "Essa é a confirmação da triste primazia conquistada pelo Lockbit, que se tornou, no último trimestre, o grupo de cibercrimes mais ativo no mundo nas atividades de ramsonware, com mais de 200 ataques entre abril e junho", disse o CEO da empresa, Pierguido Iezzi.
Após a veiculação da notícia pela mídia italiana, a Agenzia delle Entrate publicou uma nota em que "pediu imediatamente uma análise e esclarecimentos a Sogei SPA, a empresa pública do Ministério da Economia e das Finanças, que gere as infraestruturas tecnológicas da administração financeira e que está efetuando todas as verificações necessárias".