Conforme a publicação, a ferramenta é conhecida internamente com o nome provisório de Genesis. Ela poderia coletar informações e criar o texto das notícias, atuando como uma espécie de assistente pessoal para jornalistas.
Por Redação, com Poder360 - de São Francisco
O Google está explorando ferramentas de IA (inteligência artificial) para jornalistas, disse Jenn Crider, porta-voz da empresa, na quarta-feira. Segundo o The New York Times, a big tech teria apresentado um produto para organizações jornalísticas como o próprio jornal, o The Washington Post e a News Corp, proprietária do The Wall Street Journal.
– Em parceria com editores de notícias, especialmente editores menores, estamos nos estágios iniciais de exploração de ideias para potencialmente fornecer ferramentas habilitadas por IA para ajudar os jornalistas em seu trabalho – declarou Crider. “Essas ferramentas não pretendem e não podem substituir o papel essencial que os jornalistas têm em reportar, criar e verificar os fatos de seus textos”, falou.
Genesis
O The New York Times conversou com três pessoas familiarizadas com o produto. Conforme a publicação, a ferramenta é conhecida internamente com o nome provisório de Genesis. Ela poderia coletar informações e criar o texto das notícias, atuando como uma espécie de assistente pessoal para jornalistas.
Um porta-voz da News Corp disse ao The New York Times: “Temos um excelente relacionamento com o Google e apreciamos o compromisso de longo prazo de Sundar Pichai (CEO do Google) com o jornalismo”. O The New York Times e o The Washington Post não comentaram o assunto.