Rio de Janeiro, 30 de Outubro de 2024

Fifa é denunciada por propaganda ambiental enganosa sobre Copa

Arquivado em:
Segunda, 26 de Dezembro de 2022 às 11:34, por: CdB

A queixa foi apresentada perante a Comissão Suíça para a Lealdade, um órgão de autocontrole da publicidade e que pode ser recorrido por qualquer pessoa que acredite ter sido veiculada uma publicidade desleal.

Por Redação, com EFE - de Zurique/Buenos Aires

A Fifa foi denunciada na Suíça por uma aliança de organizações ambientais, que a acusam de ter realizado promessas climáticas relacionadas à Copa do Mundo disputada neste ano no Qatar, conforme indicou a imprensa do país europeu.

fifa.jpg
Uma maquete do estádio de Lusail, no Qatar

A queixa foi apresentada perante a Comissão Suíça para a Lealdade, um órgão de autocontrole da publicidade e que pode ser recorrido por qualquer pessoa que acredite ter sido veiculada uma publicidade desleal.

O procedimento contra a Fifa está em andamento, segundo confirmou um porta-voz do órgão à agência suíça de notícias “Keystone-Ats”.

A Aliança Climática Suíça confirmou ter apresentado a denúncia junto à Comissão no mês passado, enquanto outras organizações e advogados fariam o mesmo em diferentes países da Europa.

O objetivo é denunciar à Fifa por publicidade enganosa, em relação com a neutralidade climática da Copa do Mundo disputada no Qatar.

As queixas

As queixas foram apresentadas de forma simultânea na França, Bélgica, Holanda e Reino Unido. Com exceção da denúncia holandesa, todas foram encaminhadas às autoridades da Suíça, já que a Fifa teme sede no país.

Segundo a Aliança Climática, as denúncias foram baseadas em relatórios que indicam que as afirmações da Fifa sobre a neutralidade climática da Copa “se apoiam em uma contabilidade discutível das missões e em programas de compensação de qualidade duvidosa”.

Prêmio esportivo mais importante da Argentina

Lionel Messi foi anunciado na madrugada da última quinta-feira o vencedor do prêmio Olimpia de Ouro, o mais importante do esporte da Argentina, concedido pelo Círculo de Jornalistas Esportivos do país. A 69ª edição da premiação foi realizada em Buenos Aires, poucos dias depois da conquista da seleção argentina na Copa do Mundo, em que Messi foi eleito o melhor jogador da competição. O jogador, que não compareceu à cerimônia, foi escolhido o atleta argentino do ano, repetindo o que já havia feito em 2011 e 2021. Messi ainda venceu o Olimpia de Prata na categoria futebol, em que também foram indicados os companheiros de seleção argentina Julián Álvarez e Enzo Fernández. Os prêmios Olimpia são considerados os de maior prestígio no esporte argentina, pois reconhece atletas de todas as modalidades e categorias.
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo