Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

FHC leva seu voto a antigo adversário, em respeito à democracia

Arquivado em:
Quarta, 05 de Outubro de 2022 às 14:42, por: CdB

A relação entre os dois líderes brasileiros é longa. Começou na década de 1970. Lula, líder do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, apoiou a candidatura de FHC ao Senado em 1978. No primeiro turno das eleições deste ano, o PSDB apoiou a emedebista Simone Tebet, que declarou apoio a Lula.

Por Redaça2o - de São Paulo
Ex-presidente do Brasil e quadro histórico do PSDB, o sociólogo Fernando Henrique Cardoso (FHC) declarou, nesta quarta-feira, apoio ao ex-presidente Lula (PT) no segundo turno da eleição presidencial contra Jair Bolsonaro (PL). O tucano histórico destacou a "história de luta pela democracia e inclusão social" de Lula. Também pelo Twitter, Lula agradeceu: "obrigado pelo apoio, FHC. Vamos juntos pela democracia. Um grande abraço!".
lula-fhc-80.jpg
FHC foi candidato ao Senado, na década de 80 do século passado, com apoio de Lula
No primeiro turno, FHC fez uma declaração de apoio velado ao petista. Sem citar Lula, pediu votos "em quem tem compromisso com o combate à pobreza e à desigualdade, defende direitos iguais para todos”. Em seguida, FHC publicou na mesma rede social a foto de um ato na Ditadura Militar (1964-1985) com o atual candidato petista à Presidência da República.

Candidaturas

"A luta contra a ditadura contou com a coragem de muitos brasileiros", acrescentou FHC, na mensagem aos seus seguidores. Presidente por oito anos, FHC passou a faixa presidencial a Lula, que então comandou o país por outros oito anos. Ao longo desses 16 anos, sempre houve divergências entre os dois partidos que ambos ajudaram a criar - o PSDB e o PT -, mas nos 16 anos em que ambos comandaram o país, não houve riscos à democracia. A relação entre os dois líderes brasileiros é longa. Começou na década de 1970. Lula, líder do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, apoiou a candidatura de FHC ao Senado em 1978. No primeiro turno das eleições deste ano, o PSDB apoiou a emedebista Simone Tebet, que declarou apoio a Lula.
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo