O objetivo é atualizar o Programa de Desenvolvimento Cultural Rede Carioca de Rodas de Samba. O que significa que novas rodas serão certificadas e inseridas na cena carioca – o último cadastramento ocorreu em 2021.
Por Redação, com ACS - de Rio de Janeiro
Está sendo lançado na quinta-feira o Edital de Credenciamento das Rodas de Samba, que possibilitará a consolidação de um novo calendário, com promoção e apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Serão 15 dias de inscrições online, no site cultura.prefeitura.rio. Podem participar rodas com no mínimo dois anos de atuação na cidade e vínculo com o território.
O objetivo é atualizar o Programa de Desenvolvimento Cultural Rede Carioca de Rodas de Samba. O que significa que novas rodas serão certificadas e inseridas na cena carioca – o último cadastramento ocorreu em 2021. Alguns pré-requisitos devem ser cumpridos: é preciso ser pessoa física, comprovadamente produtor de samba e/ou sambista, ter mais de 18 anos e residir na cidade do Rio de Janeiro.
As rodas inscritas serão analisadas por uma comissão formada por funcionários da prefeitura do Rio e representantes indicados pela Associação Rede Carioca de Rodas de Samba. Serão avaliados critérios como vínculo com o território, impacto da roda e experiência cultural. Uma vez aprovadas, as rodas inscritas poderão se apresentar nos dias e locais especificados em calendário a ser publicado no Diário Oficial.
IntegraRio
Terminou nesta sexta-feira o prazo de inscrição de projetos para o processo seletivo da segunda edição do Programa IntegraRio 2024. Este ano, serão R$ 30 milhões em patrocínios (em seis cotas) para a realização de eventos sociais, educacionais, ambientais, culturais, esportivos, turísticos e de inclusão social.
Iniciativa da Secretaria Especial de Integração Metropolitana (SEIM), o edital vai selecionar até 180 projetos voltados ao desenvolvimento urbano sustentável. A ideia é fortalecer a divulgação, a cooperação, o desenvolvimento e a integração da cidade do Rio com os demais municípios e instituições do estado.
Na primeira edição, em 2022, o investimento da Prefeitura ultrapassou R$ 10 milhões. Foi contemplado, entre outros projetos, o balé de Manguinhos, com o objetivo de formar artisticamente crianças, adolescentes e jovens das comunidades da região. Mais de 300 pessoas foram atendidas diretamente por esta iniciativa. No campo da tecnologia, destaque para o grupo AfroGames, que possibilitou a inserção da garotada de favelas cariocas no mundo dos jogos eletrônicos.
As inscrições, gratuitas, devem ser feitas online, no site da SEIM, até as 23h59 desta sexta-feira.