Após investigação preliminar, autoridades dinamarquesas afirmam que vazamentos nos gasodutos Nord Stream aparentam ter sido causados por explosivos. "Parece que foi muito bem planejado."
Por Redação, com DW - de Bruxelas
Autoridades dinamarquesas confirmaram nesta terça-feira que "explosões poderosas" causaram os "danos extensos" nos gasodutos Nord Stream na região do Mar Báltico, perto da Dinamarca e da Suécia. Em comunicado, a Polícia de Copenhague afirma ter realizado investigações preliminares do que chamou de "cenas do crime", com apoio das Forças Armadas da Dinamarca e do serviço de inteligência dinamarquês. – É muito sério, e isso não é uma coincidência. Não parece apenas planejado, mas muito bem planejado' – afirmou o ministro da Defesa da Dinamarca, Morten Bodskov, à emissora TV2. A agência de inteligência e a polícia decidiram formar um grupo de investigação conjunta para uma apuração adicional dos incidentes. De acordo com a polícia, "não é possível dizer quando a investigação será concluída.''
As descobertas corroboram relatórios suecos do início de outubro. Durante uma investigação preliminar, a agência de segurança sueca afirma ter encontrado evidências que "fortalecem as suspeitas de grave sabotagem".
Também na terça-feira, o jornal sueco Expressen publicou um vídeo com imagens que supostamente mostrariam um trecho de 50 metros do gasoduto que teria desaparecido.