Rio de Janeiro, 21 de Janeiro de 2025

China impulsiona reformas para modernizar a economia do país

Arquivado em:
Sexta, 19 de Julho de 2024 às 18:58, por: CdB

O secretário-geral do Comitê Central do PCCh, Xi Jinping, proferiu discursos importantes, de acordo com um comunicado divulgado na véspera. Na sessão, o Comitê Central ouviu e discutiu um relatório de trabalho do Birô Político, apresentado por Xi, incumbido pelo Birô Político do Comitê Central; deliberou e aprovou a Decisão do Comitê Central do Partido Comunista da China sobre um Maior Aprofundamento Integral da Reforma em Busca da Modernização Chinesa.

Por Redação, com Xinhua – de Pequim

O 20º Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) adotou uma decisão sobre um maior aprofundamento integral da reforma em busca da modernização chinesa em sua terceira sessão plenária, encerrada nesta sexta-feira. O Birô Político do Comitê Central do PCCh presidiu a reunião.

china-3.jpg
O presidente da China, Xi Jinping, liderou o congresso do Partido Comunista

O secretário-geral do Comitê Central do PCCh, Xi Jinping, proferiu discursos importantes, de acordo com um comunicado divulgado na véspera. Na sessão, o Comitê Central ouviu e discutiu um relatório de trabalho do Birô Político, apresentado por Xi, incumbido pelo Birô Político do Comitê Central; deliberou e aprovou a Decisão do Comitê Central do Partido Comunista da China sobre um Maior Aprofundamento Integral da Reforma em Busca da Modernização Chinesa. Xi fez esclarecimentos sobre o projeto da decisão.

 

Socialismo

O objetivo geral de um maior aprofundamento integral da reforma é continuar aperfeiçoando e desenvolvendo o sistema socialista com características chinesas e promovendo a modernização do sistema e da capacidade de governança da China, segundo o comunicado.

“Até 2035, vamos concluir o estabelecimento integral do sistema da economia de mercado socialista de alto nível, tornar o sistema socialista chinês mais aperfeiçoado, realizar basicamente a modernização do sistema e da capacidade de governança do país e concretizar de forma básica a modernização socialista”, disse o comunicado.

Tudo isso construirá um alicerce sólido para se concluir até meados deste século a construção de um grande país socialista moderno em todos os aspectos. As tarefas de reforma apresentadas na decisão devem ser concluídas até 2029, quando se celebra o 80º aniversário da fundação da República Popular da China, conforme o comunicado.

 

Vitalidade

O Comitê Central fez planos sistêmicos sobre um maior aprofundamento integral da reforma, acrescentou. “Na construção de uma economia de mercado socialista de alto nível, é preciso alavancar o papel dos mecanismos de mercado, criar um ambiente de mercado mais justo e mais dinâmico e maximizar a rentabilidade e a eficiência da alocação de recursos, dando a mesma ênfase à vitalidade do mercado e ao seu controle. É necessário manter a ordem do mercado e intervir em situações de falha”, disse o comunicado.

Na promoção do desenvolvimento de alta qualidade, o comunicado disse que é preciso aprofundar as reformas estruturais no lado da oferta, melhorar os mecanismos de estímulo e de restrição para a promoção do desenvolvimento de alta qualidade e cultivar novos motores e novas vantagens de desenvolvimento.

“Devemos completar os sistemas e os mecanismos para o desenvolvimento das novas forças produtivas de qualidade conforme as condições locais e o sistema de incentivo para a integração profunda da economia real com a economia digital. É necessário aperfeiçoar os sistemas e os mecanismos para o desenvolvimento do setor de serviços e completar os sistemas e os mecanismos para a construção da infraestrutura moderna. Além disso, também aperfeiçoaremos os sistemas para o aumento da resiliência e da segurança das cadeias industriais e de suprimentos”, resumiu o texto.

Participaram da sessão 199 membros e 165 membros suplentes do Comitê Central.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo