A Rússia e a China assinaram um memorando sobre o fornecimento de gás do Extremo Oriente russo à China através de um novo gasoduto, declarou o chefe da empresa energética russa Gazprom, Aleksei Miller.
O memorando foi assinado no âmbito do Fórum Econômico do Oriente, que começou nesta quinta-feira na cidade russa de Vladivostok.
- Hoje foi assinado o memorando sobre o fornecimento de gás do Extremo Oriente da Rússia à China. O memorando foi assinado entre a Gazprom e os seus parceiros chineses - declarou Miller a jornalistas.
Segundo o chefe da empresa russa, o documento assinado especifica a rota de fornecimento de gás, o que será o terceiro projeto de cooperação estratégica entre a Gazprom e a CNPC (Corporação Nacional de Petróleo da China), a ser implementado nos próximos cinco anos.
Lembramos que em 2014 a Gazprom e a CNPC assinaram o acordo-quadro de 30 anos para fornecimento anual de 38 bilhões metros cúbicos de gás russo via rota oriental (gasoduto Força da Sibéria), que deve começar a operar em plena capacidade até finais de 2017.
A China tem sido o principal parceiro comercial da Rússia desde 2010, com um valor de comércio bilateral entre os dois países de cerca de US$ 88.4 bilhões em 2014.