Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Capes vai ofertar 6,7 mil vagas de pós-graduação para professores

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Sexta, 09 de Agosto de 2024 às 12:31, por: CdB

O programa já titulou 16,9 mil professores com o objetivo de valorizar a experiência do profissional do magistério, contribuir para o desenvolvimento de materiais e estratégias didáticas.

Por Redação, com ACS – de Brasília

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (ProEB) ofertará 6.775 vagas em cursos de mestrado e doutorado profissionais o maior número na história da iniciativa, criada pela Capes em 2011. Os editais para a seleção dos candidatos serão publicados a partir deste mês e a formação começará no início de 2025.

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O ProEB oferece formação continuada, prioritariamente, aos professores em exercício na rede pública de educação básica

Ao todo, serão 6.659 vagas para mestrado profissional, em 12 áreas (Matemática, Física, Letras, Artes, História, Biologia, Química, Filosofia, Sociologia, Educação Física, Geografia e Educação Inclusiva), e outras 116 no doutorado profissional de História. O programa oferece a formação continuada, prioritariamente, aos professores em exercício na rede pública de educação básica.

O ProEB é realizado por meio de uma rede nacional de universidades públicas com excelência na área de formação de professores, que levam os cursos para mais de 300 instituições de ensino superior nas cinco regiões do país. A iniciativa também conta com a participação de sociedades científicas de diversas áreas. A Capes destina recursos para o custeio do programa e concede bolsas a no máximo 30% dos participantes.

O programa já titulou 16,9 mil professores com o objetivo de valorizar a experiência do profissional do magistério, contribuir para o desenvolvimento de materiais e estratégias didáticas e buscar respostas aos problemas do cotidiano, da escola e da sociedade.

FNDE Dialoga capacita técnicos e gestores educacionais da Região Sul

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) realizou na quinta-feira, mais uma edição do FNDE Dialoga, desta vez voltado para a Região Sul. Com o tema “Fundeb Capacita – Conselho de Acompanhamento e Controle Social (CACS)”, o evento, transmitido ao vivo pelo Microsoft Teams das 9h às 12h, reuniu 83 participantes.

O FNDE Dialoga é direcionado a gestores e técnicos educacionais de todo o país e tem como objetivo fortalecer o relacionamento do público com os programas e ações federais. Durante a transmissão, os interessados puderam interagir por meio do chat do Teams, enviando perguntas e esclarecendo dúvidas. Além disso, todos terão a oportunidade de solicitar um certificado de participação, que será emitido pela plataforma Sympla.

De acordo com Matheus Alves, coordenador do Projeto FNDE Dialoga CACS-Fundeb, o evento é de fundamental importância para a capacitação dos conselheiros de Controle Social. “O FNDE Dialoga permite aprimorar os conhecimentos sobre o Fundeb e discutir a relevância da atuação do CACS na gestão democrática e na fiscalização dos recursos destinados à educação básica pública do Brasil”, afirmou.

Veja a programação dos próximos encontros  e acesse os links para inscrições:

15/08 – Região Sudeste

22/08 – Região Centro-Oeste

29/08 – Região Norte

05/09 – Região Nordeste

Sobre o CACS-Fundeb

O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS-Fundeb) é responsável por acompanhar e controlar a distribuição, transferência e aplicação dos recursos do Fundo nas esferas municipal, estadual e federal. Diferentemente das instâncias de controle interno e externo, o CACS-Fundeb representa o controle social direto, permitindo que a sociedade identifique e aponte falhas ou irregularidades para que as autoridades competentes tomem as medidas necessárias.

Edições digital e impressa
 
 

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