Protesto ambientalista interrompeu voos e decolagens por quase quatro horas em Hamburgo e restrições e atrasos em Düsseldorf. Em outro episódio, ativista foi arrastado por caminhão em ato no norte do país.
Por Redação, com DW - de Berlim
Ativistas do grupo ambientalista alemão Letzte Generation (Última Geração) bloquearam as pistas de decolagem de dois aeroportos no país nesta quinta-feira, tumultuando o começo das férias de verão de alguns.
O aeroporto de Hamburgo, no norte da Alemanha, teve que interromper operações durante quase quatro horas, entre 6h10 e 9h50. A paralisação provocou o cancelamento de 17 aterrissagens e 19 decolagens. Dez chegadas de voos tiveram que ser desviadas para outros aeroportos.
Segundo a polícia, vários ativistas invadiram a área restrita do aeroporto e se colaram às pistas de pouso e decolagem.
"Estamos protestando contra a falta de planejamento e aplicação da lei do governo sobre a crise climática", disse o grupo.
Crítica contra crescente tráfego aéreo
Os ativistas do clima criticam o aumento contínuo do número de passageiros das companhias aéreas e as emissões associadas no setor da aviação.
– Em vez de apresentar um plano concreto sobre como isso pode ser evitado e como a meta de redução de emissões exigida legalmente pode ser alcançada, o Ministério dos Transportes está optando pela 'abertura tecnológica' – afirmou o Letzte Generation.
Em Düsseldorf, no oeste da Alemanha, membros do grupo também se colaram às pistas do aeroporto. Um fotógrafo da agência de notícias DPA informou que de seis a sete pessoas conseguiram acesso às pistas de pouso e decolagem pela manhã.
As operações de voo ficaram temporariamente restritas, e foram registrados atrasos de voos, segundo a administração do aeroporto.
Caminhão arrasta ativista
As ações do grupo, que, além de distúrbios de aeroportos e ataques a obras de arte em museus, incluem frequentes bloqueios de autovias, levaram nos últimos meses a confrontos com motoristas e resultaram em centenas de processos judiciais contra os ativistas.
Durante um protesto no norte da Alemanha na quarta-feira, um ativista foi arrastado por um caminhão. Segundo a polícia, o incidente aconteceu em uma estrada principal durante um protesto em Stralsund, no estado de Mecklenburg-Pomerânia Ocidental.
O vídeo do incidente mostra o motorista do caminhão puxando três manifestantes que estavam bloqueando o tráfego para fora da estrada e ameaçando esmurrar pelo menos um deles. Em seguida, o homem volta ao volante e dá partida no veículo. Um jovem ativista, que havia voltado a se sentar em frente do veículo, é então empurrado por cerca de um metro. O ativista aparentemente saiu ileso e foi examinado por um médico logo depois.
O motorista do caminhão, de 41 anos, seguiu em frente, mas se apresentou à polícia mais tarde. Ele é investigado por tentativa de lesão corporal grave e já entregou às autoridades sua carteira de habilitação.