Alibaba coloca Internet em carros e planeja tecnologia de direção autônoma

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 6 de julho de 2016 as 12:27, por: CdB

A Alibaba e a maior montadora de veículos da China, SAIC Motor, demonstraram um carro desenvolvido em conjunto e equipado com o sistema operacional YunOS

 

Por Redação, com Reuters – de Pequim/Nova York/Seul:

 

O carro conectado à Internet da Alibaba vai fazer a companhia chinesa de comércio eletrônico introduzir rapidamente sua tecnologia de direção autônoma, afirmou o vice-presidente de tecnologia do grupo, Wang Jian, nesta quarta-feira.

A Alibaba e a maior montadora de veículos da China, SAIC Motor, demonstraram um carro desenvolvido em conjunto e equipado com o sistema operacional YunOS, que pode se conectar a celulares inteligentes. O carro começará a ser vendido mais para o final do ano.

O carro conectado à Internet da Alibaba vai fazer a companhia chinesa de comércio eletrônico introduzir rapidamente sua tecnologia de direção autônoma
O carro conectado à Internet da Alibaba vai fazer a companhia chinesa de comércio eletrônico introduzir rapidamente sua tecnologia de direção autônoma

– Vocês verão rapidamente a tecnologia de carro autônomo que resultará desta plataforma – afirmou Wang, durante a apresentação do modelo.

Entre grandes empresas de tecnologia, a Alibaba está relativamente atrasada na oferta de uma plataforma que possa vincular um celular a um carro, atrás de projetos lançados por Google, Apple e pela chinesa Baidu.

Mas a corrida para comercializar veículos que não precisam de motoristas está longe de terminar e especialistas estimam que um carro totalmente autônomo não chegará ao mercado antes de 2020.

Netflix

Os assinantes do serviço de televisão paga da Comcast poderão transmitir filmes e séries da Netflix por meio da plataforma X1 da operadora de TV a cabo ainda neste ano, disseram as empresas na terça-feira.

O acordo vai facilitar o acesso dos consumidores da Comcast ao Netflix por meio de suas televisões, uma vez que não terão de mudar para um aparelho de streaming como o Apple TV ou o Roku.

O maior serviço de assinatura do mundo tenta há anos selar acordos com operadoras de TV paga para transmitir seus serviços. Em 2014, a empresa chegou a acordos com três operadoras de TV a cabo menores.

A Comcast é a maior provedora de TV a cabo nos EUA. A empresa divulgou ter 22,4 milhões de assinantes ao fim de março.

Cerca de 35 % deles têm o X1, sistema operacional com recursos como controle por voz. A Comcast tem acrescentado funcionalidades, numa aposta para reter consumidores que têm cada vez mais migrado para serviços online de vídeo.

Samsung

A Samsung deve divulgar expectativa de que terá o melhor lucro trimestral em mais de dois anos, impulsionada por vendas elevadas de celulares inteligentes.

A companhia sul-coreana vai revelar projeções de desempenho para o segundo trimestre na quinta-feira, com analistas prevendo forte contribuição da área de smartphones, que deve ajudar no aumento de 13 %  esperado para o lucro operacional sobre mesmo período do ano passado.

A média de previsões de analistas consultados pela Reuters indica lucro de 7,8 trilhões de wons (US$ 6,8 bilhões). O valor é o mais alto desde os 8,5 trilhões de wons em lucro obtido pela empresa no trimestre de janeiro a março de 2014.

A divisão de celulares da maior fabricante de smartphones e chips de memória do mundo provavelmente será a de lucro mais elevado no segundo trimestre, com resultado positivo de 4,3 trilhões de wons, segundo a pesquisa.

– As vendas do celular Galaxy S7 estão melhores que o esperado para o primeiro semestre e os negócios com semicondutores também estão tendo performance acima dos rivais – disse Lee Jin-woo, analista na KTB Asset Management.

Alguns analistas afirmam que a Samsung vendeu 16 milhões de unidades do Galaxy S7 entre abril e junho, com a versão de tela curva, mais cara, superando as vendas da versão de tela plana do aparelho, o que deve impulsionar as margens.