A chanceler alemã, Angela Merkel, se reuniu com membros de seu partido para avaliarem a situação atual no Afeganistão. Ela teria então informado que Berlim planejava retirar até dez mil pessoas do país, que passariam a ser responsabilidade do Estado europeu.
Por Redação, com Sputnik - de Berlim/ Cabul
O primeiro avião de resgate da Alemanha chegou ao aeroporto de Cabul, no Afeganistão, onde inúmeras pessoas esperam ansiosamente por uma chance de fugir. No entanto, as forças alemãs não conseguirem retirar nem uma dezena de afegãos do local.
Na segunda-feira, a chanceler alemã, Angela Merkel, se reuniu com membros de seu partido para avaliarem a situação atual no Afeganistão. Ela teria então informado que Berlim planejava retirar até dez mil pessoas do país, que passariam a ser responsabilidade do Estado europeu.
Nesta terça-feira, porém, a Alemanha reportou que apenas sete pessoas foram evacuadas com sucesso de Cabul em uma aeronave A400M. Annegret Kramp-Karrenbauer, ministra da Defesa alemã, culpou o caos vivido no aeroporto pelo fracasso da missão.
– Temos uma situação muito caótica, perigosa e complexa no aeroporto (...) Tivemos muito pouco tempo, então só recebemos a bordo pessoas que estavam no local – explicou a ministra.
De acordo com um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, apenas sete pessoas conseguiram entrar no avião antes que ele tivesse que sair rapidamente. Agora, Berlim está esperando a permissão dos EUA para realizar um segundo voo desde Tashkent.