Rio de Janeiro, 24 de Abril de 2025

Zelensky reconhece ação de forças ucranianas em território russo

O presidente da Ucrânia, Zelensky, reconhece operações em Belgorod para proteger comunidades ucranianas e combater tropas russas.

Terça, 08 de Abril de 2025 às 11:15, por: CdB

De acordo com o líder ucraniano, o objetivo principal da ação é “proteger o máximo possível” a Ucrânia e “as comunidades nas regiões de Sumy e Kharkiv das tropas russas”.

Por Redação, com ANSA e Europa Press – de Kiev

Pela primeira vez, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, confirmou oficialmente a presença de tropas do país na região russa de Belgorod. A declaração, dada nesta nesta terça-feira, trouxe como justificativa “uma resposta justa” à invasão de Moscou em seu território.

Zelensky reconhece ação de forças ucranianas em território russo | Volodymyr Zelensky
Volodymyr Zelensky

– O comandante-chefe, Oleksandr Syrsky, apresentou hoje um relatório separado sobre a nossa presença na região [russa] de Kursk e Belgorod – explicou Zelensky, citado pela imprensa local, acrescentando que Kiev “continuará a conduzir operações ativas nas zonas de fronteira do território inimigo e isso é absolutamente justo: a guerra deve voltar aonde começou”.

De acordo com o líder ucraniano, o objetivo principal da ação é “proteger o máximo possível” a Ucrânia e “as comunidades nas regiões de Sumy e Kharkiv das tropas russas”. Ele também informou que graças à presença de seus soldados em Kursk, Kiev “conseguiu aliviar a pressão em outras áreas do fronte, em particular na região de Donetsk”.

Continue lendo

– É de máxima importância continuar a destruir os equipamentos russos e toda a logística utilizada pela ocupação do fronte – concluiu Zelensky.

Em março, Rússia e Ucrânia concordaram com uma trégua limitada no terceiro ano do confronto contra o lançamento de ataques a instalações energéticas. No entanto, ambos os países se acusam mutuamente de violar o acordo, cuja mediação foi feita pelos Estados Unidos.

Rússia e EUA realizarão uma nova rodada de contatos na Turquia

As autoridades russas confirmaram na segunda-feira que representantes russos viajarão à Turquia nos próximos dias para se reunir com enviados dos Estados Unidos para uma nova rodada de contatos com o objetivo de normalizar as relações diplomáticas.

O anúncio foi feito pela porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, que em declarações à imprensa destacou que a reunião será realizada em Istambul e contará com a presença dos mesmos participantes da primeira reunião.

A equipe russa é liderada pelo embaixador russo em Washington, Alexander Darchiev, enquanto do lado dos EUA a expedição é liderada pela subsecretária de Estado, Sonata Coulter, de acordo com informações obtidas pela agência russa Interfax.

Desde o retorno de Donald Trump à Casa Branca, várias reuniões já foram realizadas entre representantes da Rússia e dos Estados Unidos, não apenas com o objetivo de normalizar as relações diplomáticas, mas também com o objetivo de chegar a um acordo de paz na Ucrânia.

Até o momento, a maioria das reuniões ocorreu na capital da Arábia Saudita, Riad, e até agora nenhum acordo concreto foi alcançado, embora as bases para possíveis pactos tenham sido estabelecidas.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo