O YouTube esclarece que o Dream Track será disponibilizado para um "pequeno grupo de criadores" que residem nos Estados Unidos. Não foi anunciada a previsão para o lançamento definitivo da ferramenta.
Por Redação, com Tecnoblog - de Brasília
O YouTube experimenta uma nova ferramenta com inteligência artificial (IA) generativa capaz de criar músicas com descrição em texto ou canto. Chamado Dream Track, o recurso se inspira na criação de nove diferentes artistas que optaram por colaborar com a plataforma.
Neste primeiro experimento, o Dream Track consegue gerar faixas de até 30 segundos para incorporar em vídeos do Shorts. Basta descrever o conteúdo, escolher um dos artistas participantes no carrossel e gerar a trilha sonora.
Os criadores que colaboraram com o desenvolvimento da ferramenta são Alec Benjamin, Charlie Puth, Charli XCX, Demi Lovato, John Legend, Papoose, Sia, T-Pain e Troye Sivan, todos, dos Estados Unidos. Além da melodia, a faixa também conta com uma voz gerada artificialmente.
O YouTube esclarece que o Dream Track será disponibilizado para um "pequeno grupo de criadores" que residem nos Estados Unidos. Não foi anunciada a previsão para o lançamento definitivo da ferramenta.
Primeiras demonstrações de música com IA
Como demonstração das capacidades da ferramenta, o YouTube apresentou dois vídeos, um com estilo de Charlie Puth e outro inspirado em T-Pain. O resultado é uma faixa curta com letra própria, melodia e voz do artista.
Segundo o anúncio, a ideia da ferramenta é oferecer aos criadores de conteúdo uma forma de explorar a criatividade com música em vídeos curtos, mas sem se preocupar com violação de direitos autorais.
Criador de músicas com IA
Outra ferramenta apresentada nesta quinta-feira é o Music AI Tool. Neste caso, o recurso permite gerar sons de instrumentos tradicionais a partir do cantarolar do usuário.
Num exemplo, o YouTube mostrou a IA gerando uma faixa de saxofone a partir do prompt "Solo de saxofone" com uma melodia cantarolada. A ferramenta também gerou uma batida de bateria a partir de um beatbox.
Contudo, as capacidades deste modelo generativo serão exclusivas para participantes do Music AI Incubator, grupo de cantores e compositores fundado em agosto deste ano. "Artistas, compositores e produtores da Music AI Incubator estão nos ajudando a testar, aprender, obter feedback e ouvir ideias para podermos desenvolver as melhores experiências possíveis para nossa comunidade de artistas, espectadores e fãs", explica o YouTube.