A principal atividade programada ocorre nesta quinta-feira, quando Lula participará da Cúpula de Impacto da Inteligência Artificial, evento que reúne autoridades e lideranças globais para discutir os desafios e os rumos da tecnologia
Por Redação, com ABr – de Nova Delhi
Ao desembarcar na capital indiana, nesta quarta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou uma série de compromissos oficiais que incluem participação em reunião sobre inteligência artificial e encontros diplomáticos com líderes estrangeiros. Lula será recebido na sexta-feira pelo primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, nesta passagem pelo país asiático, para assinatura de acordos bilaterais.

A principal atividade programada ocorre nesta quinta-feira, quando Lula participará da Cúpula de Impacto da Inteligência Artificial, evento que reúne autoridades e lideranças globais para discutir os desafios e os rumos da tecnologia. Além do compromisso central, o presidente brasileiro também tem na agenda a possibilidade de realizar até três reuniões bilaterais, ainda dependentes de confirmação oficial.
De acordo com os pedidos recebidos, Lula pode se reunir com o presidente da Sérvia, Aleksandar Vučić, com o presidente da França, Emmanuel Macron, e com o presidente da Eslováquia, Peter Pellegrini. Os encontros estão previstos para ocorrer após a participação do chefe do Executivo brasileiro na cúpula.
Comitiva
A viagem à Índia marca a segunda missão internacional de Lula em 2025, e conta com uma comitiva ampla, formada por ministros, autoridades e parlamentares. Ao todo, o presidente viajou acompanhado por 12 ministros, incluindo o chanceler Mauro Vieira (Relações Exteriores), Fernando Haddad (Fazenda) e Marina Silva (Meio Ambiente).
Também integraram o voo o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, além da senadora Eliziane Gama (PSD-MA) e dos deputados federais Dorinaldo Malafaia (PDT-AP), Jorge Solla (PT-BA) e Zé Neto (PT-BA).
Durante a abertura do evento sobre inteligência artificial, Lula abordou os riscos do uso de ferramentas de IA para mulheres; além de temas como fortalecimento do multilateralismo e soberania no uso de novas tecnologias, conforme antecipado na programação.
Terras raras
A agenda presidencial também inclui compromissos voltados à área econômica e estratégica, com destaque para a expectativa de assinatura de um memorando de entendimento sobre terras raras e minerais críticos.
O documento, segundo a previsão, pode ampliar a cooperação entre Brasil e Índia e estimular iniciativas de exploração desses recursos considerados essenciais para setores tecnológicos e industriais.