Rio de Janeiro, 21 de Novembro de 2024

Vulcão entra em erupção e deixa mortos no leste da Indonésia

Arquivado em:
Segunda, 04 de Novembro de 2024 às 15:27, por: CdB

Até agora, há ao menos 10 pessoas mortas, disse o funcionário local Heronimus Lamawuran, acrescentando que a erupção havia afetado sete vilarejos.

Por Redação, com Reuters – de Jacarta

Ao menos 10 pessoas morreram depois que o vulcão Lewotobi Laki-laki, no leste da Indonésia, entrou em erupção perto da meia-noite desse domingo, expelindo lava e forçando a retirada de pessoas de vários vilarejos próximos, informaram autoridades nesta segunda-feira.

vulcao.jpeg
Atividade foi elevada para nível de alerta mais alto

Localizado na Ilha de Flores, o Lewotobi Laki-laki  entrou em erupção às 23h57 (horário local, 12h57 em Brasília), expelindo uma coluna vermelho-fogo de lava, cinzas vulcânicas e rochas em chamas, disse Hadi Wijaya, porta-voz do Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos.

– Após a erupção, houve falta de energia e, em seguida, choveu e houve grandes relâmpagos que causaram pânico entre os moradores – disse ele à agência inglesa de notícias Reuters, acrescentando que o status do vulcão foi elevado para o nível de alerta mais alto.

A agência informou que um raio de sete quilômetros de distância da cratera deve ser desobstruído.

A lava incandescente e as rochas atingiram os assentamentos mais próximos, a cerca de quatro quilômetros da cratera, queimando e danificando as casas dos moradores, afirmou Hadi.

Até agora, há ao menos 10 pessoas mortas, disse o funcionário local Heronimus Lamawuran, acrescentando que a erupção havia afetado sete vilarejos. “Começamos a retirar os moradores para outros vilarejos localizados a cerca de 20 km da cratera”.

Imagens compartilhadas pelas autoridades locais mostraram que o céu noturno sobre o vulcão ficou vermelho devido à erupção, enquanto vídeos mostravam algumas casas de madeira em chamas e moradores com máscaras sendo evacuados. Outras gravações mostraram que cinzas vulcânicas espessas cobriram estradas e edifícios em um dos vilarejos.

A agência de desastres da Indonésia alertou sobre possíveis inundações e fluxos de lava fria nos próximos dias, disse seu porta-voz, Abdul Muhari.

Estado de emergência

O governo local declarou estado de emergência nos próximos 58 dias, disse Abdul, o que significa que o governo central poderá ajudar a fornecer ajuda aos 10 mil moradores afetados. As autoridades ainda estão coletando dados sobre o número de pessoas retiradas de suas casas. O aeroporto mais próximo, localizado na cidade de Maumere, foi temporariamente fechado.

A Indonésia está localizada no “Anel de Fogo do Pacífico”, área de alta atividade sísmica sobre várias placas tectônicas.

O episódio ocorre após uma série de erupções. Em maio, um vulcão na ilha de Halmahera, o Monte Ibu, causou a retirada de pessoas de sete vilarejos.

O vulcão Ruang, em Sulawesi do Norte, também entrou em erupção em maio e levou as autoridades a retirar mais de 12 mil pessoas.

Inundações e o fluxo de lava fria do Monte Marapi, na província de Sumatra Ocidental, em maio, mataram mais de 60 pessoas.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo