Rio de Janeiro, 09 de Abril de 2025

Von der Leyen anuncia novo Executivo com 41% de mulheres

No cargo desde dezembro de 2019, Von der Leyen foi reconduzida para continuar na função de maior visibilidade na União Europeia até 2029.


Terça, 17 de Setembro de 2024 às 10:49, por: CdB

No cargo desde dezembro de 2019, Von der Leyen foi reconduzida para continuar na função de maior visibilidade na União Europeia até 2029.

Por Redação, com ANSA – de Bruxelas

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, apresentou nesta terça-feira a equipe que ocupará o poder Executivo do bloco em seu segundo mandato, que incluirá 41% de mulheres.

vonderleyen.jpg
Von der Leyen chefia o Executivo da UE desde 2019

No cargo desde dezembro de 2019, Von der Leyen foi reconduzida para continuar na função de maior visibilidade na União Europeia até 2029 e designou seis vice-presidentes, incluindo o ministro das Relações Europeias da Itália, Raffaele Fitto, que será responsável pela pasta de Coesão e Reformas na UE.

– Raffaele Fitto usará sua grande experiência para modernizar e reforçar os investimentos para a coesão e as políticas de crescimento – disse Von der Leyen em coletiva de imprensa em Estrasburgo, na França.

Continue lendo

– A Itália é um país muito importante, e isso deve se refletir em nossas escolhas – acrescentou. Fitto é aliado próximo da premiê de direita Giorgia Meloni, que foi contra a manutenção da alemã na Comissão Europeia.

Os outros cinco vice-presidentes do Executivo europeu serão a finlandesa Henna Virkkunen (responsável pela pasta de Soberania Tecnológica, Segurança e Democracia), a estoniana Kaja Kallas (alta representante para Política Externa), a romena Roxana Minzatu (Pessoas, Competências e Preparação), o francês Stéphane Séjourné (Prosperidade e Estratégia Industrial) e a espanhola Teresa Ribera (Transição Limpa, Justa e Competitiva).

Executivo da UE

O Executivo da UE também será formado por outros 20 comissários, de modo a contemplar os 27 Estados-membros no primeiro escalão do bloco. Ao todo, a Comissão Europeia terá 16 homens (59%) e 11 mulheres (41%), proporção inédita na história do bloco.

O grupo político mais representado é o Partido Popular Europeu (PPE), de centro-direita, com 15 integrantes no Executivo, incluindo a própria Von der Leyen. Socialistas e Democratas (S&D), de centro-esquerda, e Renovar Europa, de centro, terão cinco cada. Os dois restantes representam a direita, incluindo Fitto e o húngaro Olivér Várhelyi.

Todos os indicados por Von der Leyen passarão por sabatinas no Parlamento Europeu, etapa conhecida pelo alto nível técnico das perguntas e que já custou algumas nomeações no passado.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo