Rio de Janeiro, 18 de Janeiro de 2026

Europa reage a nova ameaça econômica do presidente norte-americano

Oito países europeus reagem a tarifas impostas por Trump, alertando sobre impactos nas relações transatlânticas e segurança no Ártico.

Domingo, 18 de Janeiro de 2026 às 16:47, por: CdB

A nota conjunta, considerada incomum e muito assertiva, é assinada por aliados de peso dos Estados Unidos: Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Finlândia.

Por Redação, com DW – de Berlim

Os oito países europeus ameaçados pelo presidente americano Donald Trump com a imposição de tarifas por causa de sua defesa da integridade territorial da Groenlândia advertiram neste domingo que o gesto “mina as relações transatlânticas e arrisca desencadear uma perigosa espiral descendente”.

Europa reage a nova ameaça econômica do presidente norte-americano | A Marinha dinamarquesa ampliou a vigilância na costa da Groenlândia
A Marinha dinamarquesa ampliou a vigilância na costa da Groenlândia

A nota conjunta, considerada incomum e muito assertiva, é assinada por aliados de peso dos Estados Unidos: Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Finlândia.

Os oito países foram ameaçados por Trump com a imposição de tarifas após enviarem militares à Groenlândia para treinamento nesta semana — algo que eles afirmam não representar uma ameaça a ninguém.

Ártico

“Como membros da Otan, estamos comprometidos com o fortalecimento da segurança do Ártico como um interesse transatlântico compartilhado”, diz o comunicado.

Situada entre o Oceano Atlântico e o Ártico, a Groenlândia é um território semiautônomo da Dinamarca, mas Trump quer subordiná-la ao controle de Washington. Ele alega que o tema é questão de segurança nacional, dada a localização estratégica do território e suas reservas minerais, e ameaças vindas de Rússia e China. 

Em mensagem na rede social de sua propriedade, a Truth Social, Trump disse que tarifas adicionais de importação de 10% entrarão em vigor no dia 1º de fevereiro sobre os produtos provenientes de Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Holanda, Finlândia e Reino Unido.

Edições digital e impressa