O Grande Prêmio do Vietnã, que estreará em abril de 2020, é a primeira corrida nova anunciada desde que a Liberty Media adquiriu os direitos comerciais da categoria.
Por Redação, com Reuters - de Hanói
O Vietnã entrará no calendário da Fórmula 1 em 2020 com uma prova de rua na capital Hanói, disseram organizadores nesta quarta-feira.
O Grande Prêmio do Vietnã, que estreará em abril de 2020, é a primeira corrida nova anunciada desde que a Liberty Media adquiriu os direitos comerciais da categoria.
– Estamos felizes de anunciar que Hanói sediará um Grande Prêmio de Fórmula 1 – disse o presidente de esportes da empresa, Chase Carey, em um comunicado.
– Desde que nos envolvemos com este esporte em 2017, conversamos sobre desenvolver novas cidades de destino para ampliar o apelo da Fórmula 1, e o Grande Prêmio do Vietnã é uma realização desta ambição.
– Estamos animados por estar aqui em Hanói, uma das cidades mais empolgantes do mundo neste momento, com uma história rica e um futuro incrível pela frente.
O Vingroup, maior conglomerado do país do sul asiático, assinou um “contrato de muitos anos” para sediar o evento, disse o informe à imprensa, sem dar maiores detalhes.
Márquez triunfa no GP da Malásia
O espanhol Marc Márquez, da Honda, chegou à nona vitória da temporada e à 70ª na carreira ao conquistar no domingo o Grande Prêmio da Malásia da MotoGP, disputado no circuito de Sepang.
Completaram o pódio o também espanhol Álex Rins, da Suzuki, na segunda posição, e o francês Johann Zarco, da Yamaha, que havia largado na pole position e terminou em terceiro.
Márquez havia sido punido com a perda de seis posições no grid de largada por ter atrapalhado o italiano Andrea Iannone, da Suzuki, em uma volta no treino de sábado, motivo pelo qual largou no sétimo lugar.
Campeão por antecipação, o espanhol fez uma corrida impecável e se beneficiou com a falha do italiano Valentino Rossi, da Yamaha, que largou em segundo e liderou a corrida por muito tempo, mas caiu a quatro voltas do fim e concluiu a prova na 18ª posição, fora da zona de pontuação.
Na Moto2, o italiano Francesco Bagnaia, da Kalex, se consagrou campeão pela primeira vez na carreira ao terminar o GP da Malásia na terceira posição. Enquanto isso, o compatriota Luca Marini (Kalex), vencedor da corrida, chegou ao primeiro triunfo na competição.
O espanhol Jorge Martín, da Honda, foi campeão mundial da Moto3 ao vencer em Sepang e ver o principal rival na disputa pelo título, o italiano Marco Bezzecchi, da KTM, chegar em quinto lugar.