Atualmente, o trabalho no enorme canteiro de obras está mais intenso do que nunca, com o objetivo de concluir a obra dentro do prazo para celebrar o 14º Congresso Nacional do Partido Comunista do Vietnã.
Por Redação, com ACS – de Hanói
Frequentemente descrita como uma “bateria gigante” para a rede elétrica nacional, a usina hidrelétrica de bombeamento de Bac Ai não é apenas um projeto pioneiro no Vietnã, mas também um símbolo de resiliência na ensolarada e aerada região de Khanh Hoa.

Atualmente, o trabalho no enorme canteiro de obras está mais intenso do que nunca, com o objetivo de concluir a obra dentro do prazo para celebrar o 14º Congresso Nacional do Partido Comunista do Vietnã.
Em meio ao calor típico da estação seca em Khanh Hoa, a atmosfera no canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Bombeamento de Bac Ai (comuna de Bac Ai Tay, província de Khanh Hoa) permanece vibrante. O estrondo das máquinas tuneladoras ecoa pelas montanhas, e o fluxo contínuo de caminhões pesados transportando terra e rochas cria uma sinfonia harmoniosa de trabalho entusiasmado.
Gestão
“Este não é apenas um projeto hidrelétrico comum, mas o início de uma nova era para a energia hidrelétrica de bombeamento no Vietnã”, afirma o texto distribuído pelo agência vietnamita de notícias.
Em declarações ao jornal do Exército Popular, o diretor do Conselho de Gestão do Projeto de Energia 3, unidade que representa o investidor na gestão e operação do projeto, Pham Thanh Hoai, afirmou que, ‘com um investimento total de aproximadamente 21,1 trilhões de dongues vietnamitas (VND), o equivalente a R$ 4,2 bilhões), o projeto está entrando na fase final de construção.
Desde o início da construção, o consórcio de empreiteiras, incluindo unidades-chave do Exército, como a Corporação de Construção Lung Lo, identificou este projeto como um “grande desafio”.
No canteiro de obras, centenas de engenheiros e operários mantêm um esquema de trabalho de “três turnos, quatro equipes”. Dia e noite, da entrada do túnel de água até a área da usina subterrânea, as luzes brilham intensamente. Nas frentes de escavação do túnel, as perfuratrizes continuam a penetrar cada vez mais fundo na rocha dura.
Balanço
A geologia complexa, as condições de trabalho apertadas no túnel, a falta de oxigênio e os altos níveis de ruído são desafios constantes. No entanto, o espírito de “superar o sol e a chuva” e de “comer rápido e dormir com urgência” tornou-se parte integrante de cada trabalhador.
Presente no canteiro de obras para supervisionar os trabalhos, o tenente-coronel Le Dinh Lam, vice-chefe do Departamento Técnico da Corporação de Construção Lung Lo, do Ministério da Defesa Nacional, e Diretor Executivo da Usina Hidrelétrica de Bombeamento de Bac Ai, vez um balanço das obras.
— No trecho subterrâneo da construção – uma das partes mais desafiadoras do projeto – as equipes de construção implementaram melhorias técnicas inovadoras e otimizaram os processos de detonação e movimentação de terra para acelerar o progresso. Em alguns momentos, a velocidade de escavação do túnel superou a meta estabelecida em 20 a 30%, demonstrando a determinação e a capacidade dos trabalhadores vietnamitas das áreas de construção rodoviária e hidrelétrica — concluiu.