Rio de Janeiro, 22 de Fevereiro de 2026

Uso do 5G dispara no Carnaval e tráfego chega a 243 TB

Durante o Carnaval, o uso da rede 5G disparou, com 243 TB de dados trafegados nas principais capitais. Descubra os detalhes dessa hiperconectividade.

Domingo, 22 de Fevereiro de 2026 às 12:07, por: CdB

O resultado consolidado nas maiores capitais da festa confirma o aumento expressivo do uso da rede 5G, com picos de tráfego registrados em shows, blocos, desfiles e circuitos tradicionais.

Por Redação, com ANSA – do Rio de Janeiro

Uma pesquisa da TIM Brasil revelou que somando Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Recife durante o Carnaval foram trafegados mais de 243 terabytes de dados ao longo dos dias oficiais da folia, volume equivalente a quase 50 milhões de fotos de alta resolução enviadas em tempo real e milhões de páginas de internet carregadas.

Uso do 5G dispara no Carnaval e tráfego chega a 243 TB | TIM realizou pesquisa em capitais sobre uso do 5G durante Carnaval
TIM realizou pesquisa em capitais sobre uso do 5G durante Carnaval

O resultado consolidado nas maiores capitais da festa confirma o aumento expressivo do uso da rede 5G, com picos de tráfego registrados em shows, blocos, desfiles e circuitos tradicionais.

Na Marquês de Sapucaí, no Rio, foram contabilizados 68 terabytes durante os desfiles das séries Ouro e Especial, um crescimento de 10 TB em relação ao ano passado. Do total, 56% trafegaram pela rede 5G, com o maior pico durante o desfile da Portela, responsável por cerca de 2 TB transmitidos simultaneamente.

Já no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, o volume alcançou mais de 15 TB entre os dias 13 e 15 de fevereiro. O uso do 5G avançou significativamente: depois de representar 43% do tráfego em 2025, chegando a 51% no horário de maior demanda neste ano.

Destaque para os desfiles da Dragões da Real e da Império de Casa Verde, que registram maior pico de uso da rede.

No Recife, o tráfego somou 29,3 TB, crescimento de 25% em comparação ao Carnaval de 2025. O maior pico ocorreu na apresentação de Alok, no Marco Zero, com 52% proveniente do 5G.

Salvador

Já em Salvador, no Circuito Barra-Ondina, o tráfego atingiu 131 TB, volume equivalente a mais de 44 anos de vídeos no YouTube reproduzidos sem interrupção. O crescimento total foi de 14% em relação ao ano anterior, com pico registrado no último dia 15, às 20h, quando o 5G respondeu por 53% de todo o tráfego.

De acordo com Homero Salum, diretor de rede da TIM Brasil, a conectividade se tornou elemento fundamental na experiência do público.

– Os números consolidados mostram que o Carnaval 2026 impulsionou um ambiente de hiperconectividade que vem se fortalecendo ano após ano – avaliou Salum, destacando que “com o avanço da infraestrutura e a ampliação da rede 5G, a TIM reforça seu compromisso em garantir alta capacidade, robustez e estabilidade em eventos de grande concentração”.

Edições digital e impressa