A agremiação, que prestou homenagem ao presidente, foi rebaixada para a Série Ouro no Carnaval 2027.
Por Redação, com CartaCapital – de Brasília
O presidente Lula (PT) comentou sobre a homenagem que recebeu da escola Acadêmicos de Niterói, durante o Carnaval, e que foi alvo de críticas por opositores políticos. A agremiação foi rebaixada para a Série Ouro, no ano que vem.

Um dos pontos de maior incômodo entre alguns setores, entre eles o evangélico, foi a ala da escola chamada os ‘neoconservadores em conserva’, em forte crítica aos defensores da família tradicional, formada por mulher, homem e filhos.
– Eu não sou carnavalesco. Eu não fiz o samba-enredo, não cuidei dos carros alegóricos. Eu apenas fui homenageado em uma música maravilhosa – comentou o presidente.
– Não cabia ao presidente dar palpite nos carros alegóricos. Só cabia ao presidente da República aceitar ou não ser homenageado e eu aceitei e sou muito grato à escola – completou Lula, que afirmou que quando voltar ao Brasil vai visitar a agremiação para agradecer a homenagem. O presidente está em uma agenda internacional com passagens pela Índia e Coreia do Sul.
Acadêmicos de Niteroi
A escola Acadêmicos de Niteroi desfilou com samba-enredo Do Alto do Mulungu Surge a Esperança: Lula, o Operário do Brasil. A agremiação, estreante no grupo especial do Carnaval carioca, foi rebaixada após a apuração e vai retornar à Série Ouro no Carnaval 2027.